27.9.12

Biscoitos de polvilho assados (Mineiro)

Conheço este biscoito de polvilho assado desde pequena, quando sentava a beira da mesa da cozinha e ficava olhando minha mãe fazer aquele café fresquinho passado no coador de pano e preparar a massa deste delicioso biscoito pra nós.
Estes dias bateu aquela vontade e fui até a casa dela e após tantos anos, lá estava eu de novo, na mesa da cozinha vendo-a preparar o biscoito sem piscar os olhos e anotando tudo bem certinho pra repetir a receita quantas vezes pudesse aqui em casa, para quem amo.
Que dia gostoso ao lado da minha mãe.Hoje compartilho com vocês esta deliciosa receita de família, que fez e faz parte dos meus cafés da tarde.

Ingredientes:

500 grs de polvilho doce
3/4 xíc de óleo
1 copo de iogurte natural
3 batatas grandes espremidas como purê (acrescentar à massa e bem quente)
1/2 colher (sopa) de sal
1 ovo inteiro
100 grs de queijo parmesão ralado ou meia cura ralado
1 colher de sopa de erva doce ( opcional)

Preparo:

- Numa tigela grande despeje o polvilho, sal e esprema o purê de batatas quente por cima dos ingredientes secos, misturando levemente com um garfo até amornar.

- Acrescente o óleo, o iogurte natural, o ovo e misture mais uma vez com o garfo.Em seguida coloque o queijo ralado e comece a sovar com as mãos até que tudo se agregue e fique uma massa bem lisinha.Neste ponto você pode verificar e acertar, se necessário, o sal a seu gosto.

- Molde os biscoitos primeiro como se fosse um pão de queijo , afine um pouco pra que fique como um rolinho bem gordinho, depois afine um pouco as pontas, quase juntando-as.No final fica parecendo , eu disse parecendo, um bumerangue.Ou molde a seu gosto.O importante é deixá-lo "mais gordinho" pra que fique macio quando esfriar.

-Unte uma assadeira grande só com óleo e disponha os biscoitos com uma pequena distância entre eles pra que cresçam e não grudem um com os outros.Leve ao forno pré aquecido a 180°, e deixe assar por 30-40 minutos, dependendo do forno, ou até que fiquem levemente dourados.Sirva com café preto, fica uma delícia.


12 comentários:

  1. Huummm que delícia de biscoito, aliás também comi deste biscoito esta semana...
    Nossa mãe é uma cozinheira de mão cheia e a Má está indo pelo mesmo caminho...

    Bjs mana

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!
    Te achei por conta de Mayra do Anyway....e me deparei com esta beldade, adorei e vou testar!!
    Facim!!
    Bjss e boa semana!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Teresa, td bem?
    Essa receita é de família e é uma DELÍCIA msm!! Vale a pena testar e degustar com uma boa xícara de café, como os "mineirim" fazem...rs
    Obrigada pelça visita!
    Um abraço,
    Marleide

    ResponderExcluir
  4. Perfeitooooo!!! Acabei de fazer e deu certo kkk... mas coloquei um pouco de queijo mussarela, não muito, mas coloquei, ficou simplesmente muito melhor que biscoito de padaria!!!!!!!!!!!!!! e ficou tão lindo quanto o da foto, pode fazer galera, garanto que vai dar certo!

    ResponderExcluir
  5. hummmmmmmm que delicia acabei de fazer lembrei do biscoito lá da Bahia da minha mãe, ficou uma fofura .

    ResponderExcluir
  6. receita maravilhosa, os biscoitos ficaram lindos, saborosos mas ficou duro, não deixe corar mto, o que pode ter acontecido??? obrigada

    ResponderExcluir
  7. acabei de fazer,ficou maravilhoso parece pão de queijo


    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este biscoito não se escalda com o óleo quente?

    ResponderExcluir
  10. Esqueceram de dizer que batata foi utilizada. É batata inglesa ou batata doce?
    daliatorrescoelho@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Fiz. Uma delícia. Ficou bem macio. Utilizei batata inglesa e um copo (250ml) de iogurte natural caseiro. Da próxima experimentarei com o copo (170gr) comprado em supermercados.

    ResponderExcluir