4.8.10

Minha Dobradinha


Ontem, terça-feira, dia de almoço na casa da sogra.Dessa vez eu tinha uma missão: fazer o prato principal.

Sugeri uma dobradinha, já que aqui em casa adoramos.Minha sogra também gostou da idéia.

Fui atrás de receitas bacanas na Net, mas todas que vi tinha algo específico, seja na hora de limpar o bucho ou no modo de cozer ou nos ingredientes que eu deveria adicionar.

Ai meu Deus, que dilema!

Cheguei do jornal, já de madrugada e sem sono, arregacei as mangas e de duas receitas que imprimi da Net, considerei os ingredientes e quantidades ao meu gosto, mas que fosse suficiente para servir de 3 a 4 pessoas.

O resultado é esse aí da foto.Minha sogra e marido aprovaram e de quebra até o tio Isaac foi presenteado com uma porção da tal dobradinha.Dia frio, um prato quentinho pra esquentar a barriga e elogios de sobra, que bom..Fiquei muito feliz.;-)

Ingredientes

500grs de bucho de boi
250 grs de feijão branco
1 linguiça e meia de paio em cubos
1 linguiça calabresa defumada em cubos
5 batatas médias em cubos (médios)
1 cenoura grande cortadas em rodelas e depois ao meio
1/2 cebola grande picadinha
3-4 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de óleo
3 colheres de sopa de extrato de tomate
salsinha picadinha à gosto
pimenta do reino à gosto
sal à gosto
2 colheres de sopa de vinagre
1 limão

Preparo

1- Deixe o feijão branco de molho numa vasilha com àgua na noite anterior.No dia seguinte, cozinhe-o em panela de pressão por uns 15 minutos.Fique de olho pois ele cozinha muito rápido, por ter ficado de molho.O ideal é que ele fique ao dente.Após a cocção, reserve.

2- Escalde o bucho por umas 3 vezes em àgua quente.Na 3ª escaldada acrescente suco de um limão e depois escorra e lave.

3- Coloque àgua (até a metade) numa panela de pressão e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre e deixe o bucho cozinhar por 1 hora aproximadamente ou até ficar bem macio.Escorra e lave com agua quente, deixe esfriar um pouco e corte-o em tirinhas, reserve.

4- Cozinhe a batata e cenoura até ficar al dente.Reserve.

5-Numa panela grande ( fiz numa teflon) coloque o óleo, o paio e a linguiça e deixe dourar.Acrescente o alho e depois a cebola picada até dourar.Acrescente o bucho, o extrato de tomate, o feijão branco com seu caldo, as batatas e cenouras cozidas, mexa tudo delicadamente, acerte o sal e pimenta do reino.

6-Deixe no fogo baixo por uns 10 minutos para que os sabores se agreguem.Salpique salsinha picadinha fresca na fora de servir.Vai muito bem com arroz branco e farofa!
Um abraço,

Má.

7 comentários:

  1. hummm delícia heim má.........acho que estou te devendo uma receita né...............aquela do lombo ao molho de cogumelos e suco de maracujá !!! abraços do primo...

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra nenhuma de dúvida, a dobradinha da foto é a mais linda que eu já vi em todos os meus 38 anos de vida. Dá vontade de pular dentro, nadar, comer até perder a respiração, sei lá.

    Hora dessas vou cismar e fazer uma GigaPanelona, sentar no chão atracado a ela, uma colher e um filme bem longo. Comer devagarinho e não atendo ninguém de jeito nenhum.

    NHAMMM!!!

    Julio Alexandre - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Modéstia à parte, ficou uma delícia e muito bonita mesmo, nem eu acreditei que tinha dado certo certo, por ser a primeira vez...
    E olha que bucho é feio pra caramba, mas a combinação de sabores é realmente especial pra quem gosta do prato.
    Obrigada e um abraço pra vcs que visitam e deixam comentários no nosso Blog.

    ResponderExcluir
  4. nossa MÁ q delicia essa dobradinha,fiz aqu no meu restaurante e meus clientes amaram,comeram tudo...obrigada bjs da baiana.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho Baiana.Sucesso em teu restaurante e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Cara, Marleide. O crédito da sua foto já encontra-se postado na matéria do blog Brasília e ETC. Queira nos desculpar pela demora em te responder. Obrigada por entrar em contato conosco e desculpe-nos mais uma vez pela nossa falha. Nossa intenção foi das melhores possível.

    Denise

    http://gastronomiaeetc.blogspot.com.br/2012/02/novidade-arretada-aos-domingos.html?showComment=1342720550696

    ResponderExcluir
  7. E como é que se tira (se é que é para tirar) aquela massinha, tipo gordura, que existe entranhada em certas partes. Aquilo dá um trabalho do cão, quando faço dobradinha. Voces não tiram?

    ResponderExcluir