Ontem, terça-feira, dia de almoço na casa da sogra.Dessa vez eu tinha uma missão: fazer o prato principal.
Sugeri uma dobradinha, já que aqui em casa adoramos.Minha sogra também gostou da idéia.

Ai meu Deus, que dilema!
Cheguei do jornal, já de madrugada e sem sono, arregacei as mangas e de duas receitas que imprimi da Net, considerei os ingredientes e quantidades ao meu gosto, mas que fosse suficiente para servir de 3 a 4 pessoas.
O resultado é esse aí da foto.Minha sogra e marido aprovaram e de quebra até o tio Isaac foi presenteado com uma porção da tal dobradinha.Dia frio, um prato quentinho pra esquentar a barriga e elogios de sobra, que bom..Fiquei muito feliz.;-)
Ingredientes
500grs de bucho de boi
250 grs de feijão branco
1 linguiça e meia de paio em cubos
1 linguiça calabresa defumada em cubos
5 batatas médias em cubos (médios)
1 cenoura grande cortadas em rodelas e depois ao meio
1/2 cebola grande picadinha
3-4 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de óleo
3 colheres de sopa de extrato de tomate
salsinha picadinha à gosto
pimenta do reino à gosto
sal à gosto
2 colheres de sopa de vinagre
1 limão
Preparo
1- Deixe o feijão branco de molho numa vasilha com àgua na noite anterior.No dia seguinte, cozinhe-o em panela de pressão por uns 15 minutos.Fique de olho pois ele cozinha muito rápido, por ter ficado de molho.O ideal é que ele fique ao dente.Após a cocção, reserve.
2- Escalde o bucho por umas 3 vezes em àgua quente.Na 3ª escaldada acrescente suco de um limão e depois escorra e lave.
3- Coloque àgua (até a metade) numa panela de pressão e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre e deixe o bucho cozinhar por 1 hora aproximadamente ou até ficar bem macio.Escorra e lave com agua quente, deixe esfriar um pouco e corte-o em tirinhas, reserve.
4- Cozinhe a batata e cenoura até ficar al dente.Reserve.
5-Numa panela grande ( fiz numa teflon) coloque o óleo, o paio e a linguiça e deixe dourar.Acrescente o alho e depois a cebola picada até dourar.Acrescente o bucho, o extrato de tomate, o feijão branco com seu caldo, as batatas e cenouras cozidas, mexa tudo delicadamente, acerte o sal e pimenta do reino.
6-Deixe no fogo baixo por uns 10 minutos para que os sabores se agreguem.Salpique salsinha picadinha fresca na fora de servir.Vai muito bem com arroz branco e farofa!
Um abraço,
Má.
hummm delícia heim má.........acho que estou te devendo uma receita né...............aquela do lombo ao molho de cogumelos e suco de maracujá !!! abraços do primo...
ResponderExcluirSem sombra nenhuma de dúvida, a dobradinha da foto é a mais linda que eu já vi em todos os meus 38 anos de vida. Dá vontade de pular dentro, nadar, comer até perder a respiração, sei lá.
ResponderExcluirHora dessas vou cismar e fazer uma GigaPanelona, sentar no chão atracado a ela, uma colher e um filme bem longo. Comer devagarinho e não atendo ninguém de jeito nenhum.
NHAMMM!!!
Julio Alexandre - Rio de Janeiro
Modéstia à parte, ficou uma delícia e muito bonita mesmo, nem eu acreditei que tinha dado certo certo, por ser a primeira vez...
ResponderExcluirE olha que bucho é feio pra caramba, mas a combinação de sabores é realmente especial pra quem gosta do prato.
Obrigada e um abraço pra vcs que visitam e deixam comentários no nosso Blog.
Má
nossa MÁ q delicia essa dobradinha,fiz aqu no meu restaurante e meus clientes amaram,comeram tudo...obrigada bjs da baiana.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho Baiana.Sucesso em teu restaurante e volte sempre!
ResponderExcluirCara, Marleide. O crédito da sua foto já encontra-se postado na matéria do blog Brasília e ETC. Queira nos desculpar pela demora em te responder. Obrigada por entrar em contato conosco e desculpe-nos mais uma vez pela nossa falha. Nossa intenção foi das melhores possível.
ResponderExcluirDenise
http://gastronomiaeetc.blogspot.com.br/2012/02/novidade-arretada-aos-domingos.html?showComment=1342720550696
E como é que se tira (se é que é para tirar) aquela massinha, tipo gordura, que existe entranhada em certas partes. Aquilo dá um trabalho do cão, quando faço dobradinha. Voces não tiram?
ResponderExcluir