26.6.09

Regras para ter bons hábitos alimentares

Veja quais os maus costumes que você deve abandonar, e os bons, para aderir já!

Tem sempre uma amiga que te dá uma dica para emagrecer uns quilinhos ou para se recuperar daquele escorregão: dieta líquida, cortar carboidrato, não comer à noite... Para saber o que é verdade e o que é mito, veja que diz uma especialista: a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria Nutricional, em São Paulo. Ela esclarece as dúvidas mais comuns e faz uma lista do que você deve incluir aos seus hábitos e o que você deve extirpar da sua vida.

Dieta de desintoxicação:

Apesar de um período de desintoxicação ser eficaz para re-equilibrar o organismo, a nutricionista diz que as mulheres, muitas vezes, exageram. Isso porque se sentem culpadas dos escorregões e querem resolver de forma drástica na segunda feira. “Apesar da desintoxicação ser eficiente, deve ser programada e vir seguida de hábitos alimentares adequados e equilibrados posteriormente. A desintoxicação não deve ser uma compensação para os abusos do fim de semana”, afirma Cynthia.

Dietas só de líquidos:

Passar uns dias só no suco? “Nunca! Sucos não têm densidade energética e tampouco todos os nutrientes. Além de sentir fome e fraqueza, não dará certo, pois pessoa acaba boicotando a dieta e, depois, comendo demais.”

Dieta da sopa ou uma saladinha:

Essa história enxugar uns quilos com um sopão – que será sua única refeição a semana toda – não dá certo. Assim como querer comer só uma saladinha... “Se passarmos o dia comendo matinho ou sopinha, podemos emagrecer. Mas ninguém aguenta. Sem dúvida, a sopa é uma alternativa, mas como uma das refeições do dia e não diariamente.”

Não comer à noite:

“É um modismo sem procedência. Ninguém engorda pelo relógio, mas pelo que come! Se comer à noite, mas não em excesso, e se o dia todo foi equilibrado, jamais irá engordar”, garante Cynthia.

Não comer carboidratos, principalmente à noite:

carboidrato não tem hora para engordar e só irá engordar se for consumido em excesso, de acordo com a especialista. “O coitado só é taxado de vilão porque ninguém resiste e come demais. Ele tem 4 calorias por grama , assim como a proteína.”

5 atitudes para aderir:

controle a porção:

não adianta fazer combinações corretas se você lota o prato, somando, assim, muito mais energia do que seu corpo necessita


Não repita o prato:

perca essa mania. Para te ajudar, evite deixar as travessas sobre a mesa. Assim, você não cai na tentação de pegar mais um pouquinho.

Invista nas cores:

comer saladas mais coloridas e receitas diferentes de legumes é uma boa saída para reduzir caloria do dia.

Observe os rótulos:

assim, você pode comparar e buscar aqueles alimentos reduzidos em açúcar, sal, gorduras, e claro, calorias.


Inclua alimentos mais ricos em fibra:

Acostume-se a comer frutas com casca e cereais 100% integrais

5 atitudes para evitar:

Comer preparações calóricas: Reflita sobre quais ingredientes fazem parte daquela receita, como aquelas cheias de molhos e cremes.

Pedir sobremesa em restaurante: Outra mania quase irresistível. Isso mesmo: quase. Portanto, resista!

Comprar guloseimas para ter em casa: Não venha com desculpas de que é para servir para visitas. É infinitamente mais difícil resistir a elas quando estão à mão.

Farras no fim de semana: não torne o fim de semana uma válvula de escape da dieta. Ou seja: não é porque você seguiu uma rotina saudável a semana toda que pode enfiar o pé na jaca em dois dias. Se fizer isso, coloca tudo a perder.

Beliscar o tempo todo: tem gente que confunde comer certinho, de três em três horas, com beliscar o dia todo. São comportamentos completamente diferentes e, claro, com resultados opostos.

Fonte: iG Beleza e Dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário