25.6.09

Saiba distinguir a gripe do resfriado

Inverno começando, vêm as gripes e resfriados. Saiba como identificar e tratar.

Gripe

Causa - Vírus influenza

Sintomas - Febre alta, calafrios, fortes dores musculares e de cabeça, tosse seca, cansaço

Duração - 4 a 7 dias

Quando ocorre - Outono/inverno

Perigo - Evoluir para uma pneumonia

Resfriado

Causa - Cerca de 200 tipos de vírus

Sintomas -Febre baixa (ou inexistente), coriza, dor de garganta e nariz congestionado

Duração - 1 a 3 dias

Quando ocorre - Pode ocorrer durante todo o ano

Perigo - Se o mal não passar em 3 dias pode ser outro problema

Consultoria: Paulo Feitosa, secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Tome vacina

Quem pode se vacinar?

A vacina é indicada para qualquer pessoa, em especial idosos e portadores de doenças respiratórias. Porém, devem evitar o procedimento quem tem alergia a ovo ou a algum componente do medicamento. Ela também não é recomendada para grávidas.

Atenção: não se deve tomar a vacina durante uma gripe.

Qual a melhor época?

A vacina deve ser tomada entre os meses de maio e junho, para que o organismo fabrique os anticorpos antes do pico da doença, que ocorre em julho e agosto.

A vacina pode causar gripe?

Não. Ela contém apenas partículas do vírus, não o vírus inteiro. Portanto, é praticamente impossível causar gripe

Ginástica já!

Segundo os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, exercícios físicos fortalecem a função imunológica e aumentam a produção de células brancas do sangue. Portanto, mexa-se!

Seja feliz

Rir reduz os níveis de hormônios do estresse no organismo, e quando os níveis de estresse estão baixos sua imunidade fica mais alta. Então pare de chorar as pitangas, saia e se divirta.

Lave as mãos

O vírus da gripe é transmitido com muita facilidade. Basta uma pessoa gripada encostar a mão no nariz ou na boca e depois dar a mão para alguém. Se essa segunda pessoa coçar o nariz ou a boca, pega o vírus. Portanto, lavar as mãos com freqüência é fundamental para fugir da gripe.

Fique mais tempo na cama

Dormir pouco pode fazer a eficácia do seu sistema imunológico cair pela metade. Para ele funcionar com força total, você precisa dormir pelo menos 8 horas diárias. É durante o sono profundo que o corpo produz as células que irão combater os vírus.

Casa limpa

Mantenha a casa sempre limpa, ventilada e exposta ao sol. Isso evita o acúmulo de pó e o aparecimento de ácaros. Limpe pisos e móveis com pano úmido, sem vassoura nem espanador

Tome o sol da manhã

Um estudo realizado pelo Hospital Universitário de Nova York mostrou que a vitamina D absorvida pelo organismo na presença da luz solar é a melhor arma contra gripes e resfriados. Vinte minutos diários de exposição ao sol - com filtro solar - são suficientes para sintetizar a vitamina no organismo.

Mais água

Beber muito líquido é a recomendação de todo médico. Quanto mais hidratado o organismo estiver, mais fluido se torna o muco dos pulmões e do nariz, facilitando a expulsão dos microorganismos que causam a gripe.

Conheça o astrágalo

O astrágalo é uma erva medicinal consumida no mundo todo. Ela ativa o sistema imunológico e evita o avanço de infecções. A ingestão de 2 ml diários da erva diluída em água reduz pela metade as chances de um resfriado. O astrágalo pode ser encontrado em casas especializadas em medicamentos fitoterápicos.

Fonte: uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário