3.6.09

Chegou o mês das Festas Juninas!

Essa é a melhor época para comer guloseimas.
Pensando nas festas juninas, selecionamos algumas das mais gostosas receitas para você preparar com todo o sabor brasileiro. Aproveite!

Doce de abóbora

Ingredientes

1 kg de abóbora descascada
1 colher (sopa) de cal virgem para uso culinário
4 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
12 cravos-da-índia
1 canela em pau

Modo de Preparo

1- Corte a abóbora em cubos de 3 cm. Desmanche a cal em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras.

2- Deixe descansar por 2 horas. Escorra e elimine a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou três vezes. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve à fervura, adicione os cravos e a canela.

3- Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes porém macios.

4- Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.

Pé-de-moleque fácil



Ingredientes

3 xícaras de amendoim cru sem casca
2 xícaras de açúcar
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1- Lave o amendoim e escorra. Coloque em uma panela o açúcar e os amendoins, misture bem e leve ao fogo misturando delicadamente.

2- Quando o açúcar começar a ficar com um tom dourado, acrescente o bicarbonato. Retire do fogo e misture muito bem. Despeje em um tabuleiro untado e, assim que começar a endurecer, corte os quadradinhos de pé-de-moleque.

Pudim de tapioca

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de tapioca
1/2 litro de leite integral
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
1 caixinha de leite condensado
2 vidros de leite de coco
6 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

1- Coloque em uma tigela a farinha de tapioca, o leite e o coco ralado. Deixe descansar por 5 horas, ou até a tapioca hidratar bem. Ligue o forno à temperatura média.

2- Bata por 4 minutos no liquidificador o leite condensado, o leite de coco, as gemas e a manteiga. Despeje sobre a tapioca e incorpore as claras batidas em neve, mexendo delicadamente.

3- Com o açúcar, caramelize uma fôrma com um furo no meio, com capacidade para 4 litros e despeje o creme. Leve para assar em banho-maria por 1 hora e 45 minutos ou até dourar. Outra opção é enfiar um palito; se sair limpo o pudim estará pronto.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário