31.1.09

Consumo de verduras previne arteriosclerose


Um estudo realizado em animais confirmou que o consumo de verduras reduz de maneira considerável o endurecimento das artérias, informou hoje a revista Journal of Nutrition.

A redução do endurecimento arterial (arteriosclerose) em ratos de laboratório alimentados com vegetais foi de 38% em relação aos roedores aos quais foi ministrada uma dieta sem verduras ou frutas, afirmaram cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte."Embora todo mundo saiba que, supostamente, é bom comer vegetais, ninguém tinha demonstrado até agora que, realmente, eles podem inibir o desenvolvimento da arteriosclerose", afirmou Michael Adams, que comandou o grupo de pesquisadores.

Adams acrescentou que os resultados da pesquisa sugerem que "uma dieta rica em verduras pode ajudar a prevenir os ataques cardíacos e as apoplexias".Em um dos estudos, a metade dos ratos recebeu uma dieta sem verduras.

A outra metade foi alimentada com uma mistura de brócolis, feijão verde, milho, ervilhas e cenoura.
Os pesquisadores determinaram que, nos roedores que receberam as verduras como alimento básico, os depósitos gordurosos nos vasos foram 38% menores em comparação com os ratos que receberam uma dieta sem verduras.

Também foi registrada uma pequena redução no peso corporal, assim como uma melhora nos níveis de colesterol no sangue, indicou o estudo.

Fonte: Terra Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário