4.11.08

Áreas verdes próximas de São Paulo


Caminhar por trechos preservados de Mata Atlântica, atravessar rios e cachoeiras, chegar a praias praticamente intocadas. Não é preciso ir muito longe para garantir uma revigorante dose de natureza.

A poucos quilômetros de São Paulo, há trilhas capazes de fazer você se esquecer do caos urbano. O melhor: algumas podem ser seguidas até por quem não está lá muito acostumado a aventuras.

Esses percursos ganham cada vez mais adeptos. "As pessoas estão valorizando as áreas verdes no entorno da cidade", diz a assessora de Marketing da Cia Ecoturismo Mariana Oshiro. Para a diretora da Filhos da Terra, Eurides Mendes, o fator econômico conta: "A procura sempre aumenta porque São Paulo é um destino ecoturístico barato".

O mercado é tão flexível quanto os números que apresenta. Segundo as empresas consultadas, a alta na venda de pacotes varia de 15% a 30% ao ano.

E é exatamente para atender à demanda crescente que as agências de ecoturismo seguem lançando roteiros.

Há trilhas tanto para quem quer passar um dia diferente quanto para aventureiros em busca de travessias. Os roteiros de um dia mais procurados, segundo a Pisa Trekking, são os que passam por Ubatuba, como o Saco das Bananas. Trilhas com cachoeiras, como a da Serra do Japi, também estão em alta.

Para aqueles que preferem se isolar da cidade no fim de semana, o diretor da Trilhas & Trilhas Ecoturismo, Jurandir Lima, recomenda o Pico dos Marins.

"É para quem gosta de aventuras intensas e não se preocupa com conforto, pois os turistas acampam no topo e assistem ao nascer do sol no dia seguinte".

Não são apenas as agências de ecoturismo que incentivam a prática de esporte na natureza. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Florestal, acaba de lançar o projeto Trilhas de São Paulo (http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/), para turistas independentes.

Trata-se de um guia com 40 trilhas de vários níveis de dificuldade, espalhadas em 19 Unidades de Conservação e totalizando 200 quilômetros de percurso. Outra vantagem desses locais é a maior segurança para os visitantes, uma vez que as áreas são monitoradas.

Com o "passaporte", o aventureiro tem informações dos parques, mapas e rotas e pode fazer sozinho os trajetos. Ao fim de cada trilha, recebe um carimbo e ganha brindes como squeeze e mochilas ao completar cada etapa (níveis: baixo, médio e alto). O guia custa R$5,00 e está à venda nos próprios parques.

O empresário Leonardo Barbosa diz: "A idéia de levar as pessoas para dentro dos parques é genial". Ele já fez oito roteiros e indica o de Ilhabela para avançados e o da Ilha Comprida para iniciantes.

Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário