11.11.08

Obesos sentem menos prazer ao comer


Estudos americanos concluíram que obesos comem mais para compensar o menor prazer que sentem quando comem.

Através de imagens de ressonância magnética funcional, pesquisadores observaram a extensão da ativação da área cerebral na qual há a liberação de dopamina, um neurotransmissor que influencia o prazer proporcionado pela ingestão de alimentos.

As participantes dos testes que obtiveram uma ativação mais fraca da área do cérebro monitorada, engordaram mais após o período de observação. Por enquanto, foram pesquisadas apenas mulheres obesas. Mas essa investigação pode ser o ínicio de novas frentes de pesquisas do mesmo gênero e com isso auxiliam as medidas de prevenção à obesidade.

A psicologia já preconiza que se o prazer está distribuído em várias áreas da vida da pessoa, não existe o perigo de uma centralização em determinadas áreas específicas como a comida, a bebida e outros "vícios".

Para que o prazer possa permear toda a vida da pessoa é imprescindível o auto-conhecimento, o equilíbrio físico-psíquico e energético. Senão o corpo, naturalmente, como veículo de expressão da nossa psique, denuncia simbolicamente onde se encontram os desiquilíbrios.

Fonte: Tribuna do ABCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário