10.11.08

Bruschetta

Esta saborosa iguaria italiana,pouco conhecida no Brasil, saboreada em todo território italiano, nas mais diversas formas, tem sua origem na antigüidade entre os trabalhadores rurais, quando o pão era seu principal alimento e se constitui numa forma gostosa de se aproveitar o "pão velho", que sobra de um dia para outro.


O termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.



A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade.
A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial. Ainda, prefira tostar o pão na grelha, a torrá-lo no forno. Ele fica macio por dentro e com uma casca crocante externamente. Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as bruschettas em forno alto, por alguns minutos, isto impedirá que o pão endureça.

Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho.

A seguir algumas receitas de Bruschettas:

Básica e fácil

1 pão italiano ( tipo baguete)
200 grs de tomate seco
200 grs de mussarela de búfala em fatias
manjericão fresco à gosto
1 dente de alho

Corte o pão em fatias finas com mais ou menos 1 cm de espessura, esfregue o dente de alho no pão, coloque 2 fatias de tomate seco e por cima 2 fatias de mussarella de búfala e salpique o manjericão.
Disponha as bruschettas numa fôrma retangular em forno alto , até o queijo derreter.

Outra versão:
Bruschetta de Caponata

1 unidade(s) de berinjela pequena(s)
quanto baste de azeite
1 dente(s) de alho
6 fatia(s) de pão italiano filão
1 unidade(s) de pimentão vermelho em cubos médios
1 unidade(s) de abobrinha em cubos médios
1 unidade(s) de cebola
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 colher(es) (chá) de orégano

Aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue a cebola cortada em cubos médios. Sem deixar a cebola dourar, acrescente a beringela cortada no mesmo tamanho dos outros legumes.Acrescente a abobrinha e continue mexendo.

Quando a berinjela e a abobrinha começarem a amolecer, acrescente o pimentão vermelho e continue mexendo.

Quando estiver cozido, mas ainda firme, desligue o fogo. Coloque o orégano, corrija o sal, a pimenta e reserve.

Prepare as fatias de pão, uma de cada vez: aqueça uma frigideira com um fio de azeite e "frite" um dos lados da fatia de pão, em fogo baixo, até que fique dourada.

Retire da frigideira e, na superfície tostada, esfregue rapidamente o dente de alho.

Feito isso em todas as fatias, cobri-las com a caponata reservada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário