19.4.10

Gengibre, a raiz que queima gordura


Coloque um pouquinho de gengibre na sua dieta e enxugue até 2 quilos por semana

Quem olha para o gengibre na barraquinha da feira não imagina o poder que ele carrega. Além de aliviar enjoos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade.

Quer mais? Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males. "O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo", enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (ed. Publifolha).

O que pouquíssima gente sabe é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer. O gengibre é um alimento termogênico.Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia.

Isso acelera o metabolismo e a queima de gordura. Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida. E o melhor de tudo: ele pode ser encontrado em todo o país e custa baratinho.
 

Como ingerir a raiz

 
Chá de gengibre
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37 ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo).
Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.

Cuidado: o gengibre perde as propriedades em água muito quente. O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Gengibre em pó
Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidificador até virar pó. Ela dura até seis meses em qualquer recipiente fechado. Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

Outros ingredientes que derretem a barriga

Assim como o gengibre, os alimentos abaixo sã o termogênicos. Eles aceleram o seu metabolismo e, dessa maneira, ajudam você a emagrecer. Coloque-os no seu prato!

1. Pimenta-vermelha

Consuma de 3 a 4 g por dia como tempero de pratos quentes e de salada. Isso acelera o metabolismo em 20%, porque melhora a circulação e aumenta a temperatura corporal.

2. Ômega 3

As principais fontes desse nutriente são os peixes, os óleos de peixe e a linhaça. Ele também ajuda a queimar calorias. Além disso, elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo.

3. Chá verde

O hábito de tomar 1 xícara desse chá, de cinco a dez minutos antes das principais refeições, diminui a absorção de açúcar no sangue. Além disso, o chá verde melhora o funcionamento do intestino e turbina o metabolismo.

4. Canela

Consuma 1 g desse tempero, duas vezes ao dia. Pode ser na forma de chá ou polvilhada em sopas ou porções de frutas (como maçã ou banana). Isso tem no organismo o mesmo efeito benéfico do gengibre.

Fonte: Revista Ana Maria

Um comentário:

  1. Ed e Má,
    Fiquei impressionada, não sabia de todos os benefícios que o gengibre nos traz.
    Parabéns pelo post!
    Vera

    ResponderExcluir