6.1.10

Gastrite: o que previne, o que agrava, o que cura


“Acho que estou com gastrite”, dizem muitos ao sentirem algum tipo de incômodo no estômago. Mas quais os sintomas associados realmente à doença e que fatores a desencadeiam?
O Gastrocirurgião tem as respostas.
“A gastrite pode ser ocasionada por má alimentação, álcool, remédios a base de ácido acetilsalicílico, antiinflamatórios, estresse ou o aumento do número de bactérias Helicobacter pylori, que vivem naturalmente no tecido que reveste o estômago”, informa o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgião e único orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System).

O médico explica que estes componentes, isolados ou associados entre si, agridem a mucosa estomacal. “Se os sintomas acabaram de aparecer, o quadro clínico pode ser classificado como sendo gastrite aguda”, explica o médico. Se são constantes e persistentes, estamos diante de um diagnóstico de “gastrite crônica, que pode evoluir e se transformar numa úlcera, se não for devidamente tratada”, adverte o médico.
Para entender o que é, suas causas, tipos e tratamentos, leia abaixo entrevista com o Dr. Vladimir Schraibman, especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e único orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Israelita Albert Einstein.
O Dr. Scraibman é também médico colaborador do Setor de Fígado, Pâncreas e Vias Biliares do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo.


Como o álcool pode desencadear gastrite?
Álcool é irritante gástrico fortíssimo e promove a diminuição da formação de prostaglandinas, substâncias responsáveis pela proteção de muco do estômago contra o ácido. Café, medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios diminuem também diminuem a proteção, podendo levar a quadros de gastrite.


E o cigarro, também favorece a doença gástrica?
O cigarro possui inúmeras substâncias irritantes gástricas que levam ao aumento da secreção gástrica por irritação local, principalmente, pela nicotina.


O que muda no ambiente estomacal para a bactéria Helicobacter pylori – que já existe no estômago - se manifestar e causar irritações e até câncer?
Essa bactéria está associada à recidiva das gastrites na maior parte das vezes. Quando a bactéria não é eliminada, a probabilidade de adquirir nova infecção vai acima de 90%. Muitas vezes, a presença dessa bactéria pode estar associada ao aparecimento do câncer gástrico, quando associada a quadro de gastrite crônica.


Muitos dizem que estão com “gastrite nervosa”. Isso pode ser verdade? Qual seria a relação de causa-efeito?
É verdade, porque o estressse aumenta a liberação de cortisol e adrenalina que promovem o aumento da producao de ácido pelo estomago, gerando gastrite de fundo emocional.


Antiácidos ajudam a aliviar sintomas?
Com certeza aliviam sintomas, mas deve-se ficar atento às reações, porque alguns podem aumentar a chance de formação de cálculos renais, entre outros problemas. Diante do diagnóstico de gastrite, o melhor é seguir o tratamento de acordo com orientações médicas, que inclui a diminuição da ingestão de álcool, refrigerantes, chá preto e café, entre outros cuidados.


Dieta muito rica em gorduras, como frituras e carnes, contribuem para o aparecimento da gastrite ou agravam os sintomas?
Sim, dieta rica em gordura contribui para o desenvolvimento da gastrite, visto que a gordura por si só pode gerar aumento da produção de ácido, agravando uma gastrite já estabelecida.


Gastrite pode evoluir e se transformar em úlcera? Em caso positivo, por quê?
Com certeza, gastrite pode se transformar em úlcera. A gastrite se constitui no processo inicial de inflamação, que quando não tratada pode gerar inflamação mais profunda que é denominada úlcera (quando aparecem feridas na parede do estômago).


Gastrite afeta mais a quem: homens e mulheres? Crianças, adolescentes, adultos ou idosos?
Gastrite é mais comum em adultos, em indivíduos sedentários e em pessoas que não possuem hábitos de vida saudáveis.


Quais os principais sintomas e como se faz o diagnóstico da gastrite?
Os principais sintomas estão relacionados à dor na parte alta do abdome, inchaço abdominal, digestão difícil e sensação de queimação ou aperto no abdome. O diagnóstico pode ser feito pela história clínica, exame físico do médico e com confirmação, muitas vezes, pela endoscopia digestiva alta.

Quais os tratamentos mais modernos para controlar a doença?
Os tratamentos mais modernos incluem medicamentos de última geração que inibem a produção de ácido gástrico e alterações de estilo de vida e dieta.

O que é e como surge

É importante entender que o estômago funciona como uma espécie de “bolsa”. Ele recebe todo alimento e bebida que se ingere, no qual é realizada uma das etapas do processo digestivo (fracionamento dos alimentos e liberação lenta desse material para o intestino).
Gastrite corresponde à inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago, ocasionada por diferentes fatores, que impedem o órgão de realizar plenamente suas funções.

Tratamentos

O principal tratamento não consiste em remédios ou comprimidos. Sempre é melhor procurar a causa. Mudar o estilo de vida e sua alimentação. Eis alguns conselhos gerais:
1 – Ter horas certas para comer:
O estômago acostuma-se aos horários, e é melhor não alterar esses horários.
Aconselhamos refeições moderadas e com intervalo mínimo de cinco horas entre elas.
2 – Andar após comer:
muitos costumam deitar após as refeições. Isso pode aumentar o peso e a absorção de calorias, mas além de tudo não é bom para a digestão. Caminhar sem pressa e respirar profundamente são práticas benéficas ao estômago.
À noite, também não se deve comer muito, pois o estômago precisa usufruir do repouso noturno.
3 – Não tomar líquidos às refeições:
Pelo menos 30 minutos antes e duas horas após a s refeições, não se deveria ingerir líquidos. Tomar muito líquido às refeições impede a boa mastigação e dilui os sucos digestivos. Também não é bom usar muito caldo, sucos, sopas e mingaus.
As três melhoras receitas para o estômago são: mastigar, mastigar, mastigar.
4 – Não misturar muitos alimentos:
Evite comer muitas variedades de alimento em cada refeição. Varie de dia para dia ou de refeição para refeição. Três ou quatro variedades em cada refeição e não mais que isso. Sua digestão se tornará mais leve.
5 – Use alimentos naturais:
Os alimentos mais indicados para a digestão são: frutas não ácidas, verduras cozidas, batatas, grãos e pão torrado. As azeitonas são particularmente indicadas para gastríticos.

Medicamentos naturais

Chá de espinheira santa: Um a três copos por dia, duas horas após refeições. Esse chá tem bom efeito no alívio dos sintomas da gastrite e até mesmo de úlceras.

Carvão vegetal: O carvão ativado é um remédio indicado para qualquer inflamação do aparelho digestivo. Melhor é utilizar carvão em pó (1 colher de chá, 3 vezes ao dia). O carvão em comprimidos também é indicado (1 a 4 comprimidos ao dia). O carvão pode produzir prisão de ventre. Procure usar algum chá laxativo (chá de Sene, se for o caso).

Chás digestivos: outros chás que podem ser usados para a gastrite são de gosto amargo: carqueja, losna, camomila, boldo nacional e boldo do Chile, estomalina, dente-de-leão, etc.

Compressa aquecedora: Dormir à noite com uma compressa atoalhada úmida no abdômen costuma auxiliar no tratamento de gastrite. É melhor aplicar a compressa umedecida em água fria e bem torcida, diretamente no abdômen e cobrir após com um pano ou flanela seca.
É sempre aconselhável a avaliação do médico no caso de os sintomas não desaparecerem e / ou houver dúvidas quanto ao diagnostico. Eventualmente poderão ser utilizados certos tipos de antiácidos, segundo orientação médica, durante alguns dias.
Fonte: Vida Integral

25 comentários:

  1. Brigada!!
    Foi muito util!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sugestão e muito boa.carlos

    ResponderExcluir
  3. Ok. é bom relembrar esses cuidados!
    Obrigado Gostei.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante os conselhos e as explicações... falta somente um receita formada... mas o documentário é muito bacana... nos ajudou.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  6. mirian esrou com esse problema essas informaçoes me ajudaram bastante brigado

    ResponderExcluir
  7. ciro - santo remedio para ulcera, gastrite , dores do estoma em geral.... uma folha de couve manteiga (a mais clara) batida no liquidificado com um copo de leite...tomar 3x ao dia.. tomar fresco, assim que bater, não tomar após guardado que perde o efeito. para ulcera, cura em 11 dias. no inicio parece ruim , mas depois se acostuma e fica delicioso.

    experimente é quase de graça. e vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário do que se pensa o leite não é bom para o estômago, não!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal,gostei dos conselhos,vou fzr de tudo para seguir tudo passo a passo direitinho porque estou mesmo mal e pior k estou gravida..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ....Melhor duas hrs após refeições!
      Saúde p seu nenê!

      Excluir
  10. Ajudou bastante essas dicas,no meu caso,tenho gastrite nervosa,sou muito ansiosa e estressada,ultimamente vem atacando direto,vou começar tomar chás,calmantes.Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. As vezes tenho crise de dor no estomago é ruim de mais!!!! Também tenho queda de pressão quando como quase tudo, praticamente não me alimento mais direito por medo de passar mal. Não sei o que tenho. Tou péssima!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ok... vou tentar melhorar mas a dor esta insuportável, chego até vomitar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. surgiro que vc procure um gastro ,vai te ajudar bastante

      Excluir
  13. ajudou muito,ja que estou com a bactéria H PYLORI

    ResponderExcluir
  14. Minha vovozinha fazia cha de boldo ou carqueja para as minhas cólicas menstruais...kkkk.

    ResponderExcluir
  15. ola,eu vejo umas reportagens sobre a losna que fala que quem tem gastrite nao pode tomar esse cha e que faz muito mal,mais ao contrario eu tambem vejo outras materias sobre gastrite que fala que o cha de losna faz muito bem a quem tem gastrite,vc poderia me dizer a vdd sobre a losna em relacao a gastriste e que tenho esse problema e tambem preciso tomar cha de losna mais nao sei se posso tomar ou nao devido a eu ter gastrite,fico brato se vc puder me respoder essa pergunta pois para mim e muito importante

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se leite vegetal (soja, arroz, aveia) devem ser evitados ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Bem... comendo só pão, batata, verdura e fruta - que tem sempre a digestão tão rapida - ou ficamos com fome mais rapido ou teremso maior chance de desenvolver diabetes porque sinceramente ... é muito ruim viver sem poder variar o que comer.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem restrição alimentar . Nasceu com refluxo. Tratou ,mas nunca teve êxito. Desde que nasceu ,dor , enjôos, ânsias, intestino preso...Não é nada fácil . Constatou-se uma gastrite crônica. E três úlceras . Como assim , ela acaba de fazer dezessete anos!? Pois é,e todos os remédios não estão fazendo efeito algum. A alimentação é perfeita , bebe água, nada de industrializados,enlatados, refrigerantes , lactose. Até alimentos saudáveis como : Banana,mamão, tomate , carnes , ela não pode comer . Por causa de uma banana, há dois anos atrás, ela quase morreu.Vomitou 25 vezes e nada fazia parar , nem dramin, plazil, ranitidina,omeprazol , vonau, faziam efeito. Depois de quatro dose de sofram, deu UMA MELHORADA. Bem , minha filha sofre com essas úlceras . É época de prova, fim do terceirão e ,ela está triste, pq não consegue mais ir às aulas . Isso é o de menos . Ela toma suco de couve , come batata crua. Calmantes , vonau flash 8mg , 4x ao dia , Dexilant 60mg ,sucrafilm 2g e nada . São três meses de tratamento e NADA, uma semana de internação , pq ficou desidratada de tanto vomitar. Ela quer operar . Pois ouviu do Tio da cantina, que depois que ele operou , nunca mais teve mal estar . É o sonho dela : Nunca mais sentir e ter ,ânsias e vômitos ...
    Poder comer os alimentos saudáveis (que ela adora e só come o mais saudável possível ) ,e ser uma menina normal como todas da sua idade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, uma adolescente sofrendo desse jeito. Você já ouviu falar da cirurgia STRETTA para refluxo? Se não, dê uma pesquisada, vale muito a pena.

      Excluir