30.11.09

Manga no controle do diabetes

Com base em resultados de pesquisa desenvolvida na Esalq/USP, a manga é um excelente adjunto terapêutico no tratamento do diabetes e pode ser incorporada de forma simples e prática na alimentação do dia-a-dia.

Apesar de saborosa e rica em vitamina C e betacaroteno, precursor da vitamina A, foram grandes quantidades de fibras, particularmente pectina, que despertaram interesse da equipe da Esalq/USP em estudá-la mais detalhadamente.

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de Nutrição Humana da Esalq/USP, condutora da pesquisa, explicou que “a pectina é uma fibra solúvel que, como todas, pode apresentar efeito hipoglicemiante (reduz a glicose) por retardar a digestão de amido e outros polissacarídeos, processo que leva tanto à liberação da glicose no estômago para o intestino como a sua absorção a ocorrer mais lentamente, evitando que seus níveis se elevem de modo muito rápido e intenso no sangue”.

Além da pectina, a manga também contém grandes quantidades de fibras insolúveis, como a celulose e a hemicelulose, ambas benéficas ao organismo.

Fonte: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=artigos&id=468&tipo=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário