11.9.09

O sabor do Pequi

Sugerido pelo nosso querido amigo Reinaldo, o qual chamamos de Rei, resolvemos abraçar a idéia e abrir um tópico aqui no Blog pra falar um pouco dos Sabores do Brasil.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Pequi.
Como sou filha de mineiros conheço esse fruto desde pequenininha quando ia pra casa da minha avó.
Quando meus parentes vão pra lá é muito fácil encontrar e trazer o pequi em forma de óleo.
Sempre tem um pouquinho em casa e fica muito gostoso misturado no arroz branco.
Sabor e aroma sem igual, aqui do nosso querido Brasil.



Pertencente à família Caryocaraceae, o pequi é uma espécie vegetal de grande valor econômico para o sistema dos Cerrados. Nesse ambiente, é registrada a ocorrência de duas espécies: Caryocar brasiliense e Caryocar glabrum.

A primeira espécie ocorre com mais frequência do centro-sul de Goiás ao Mato Grosso do Sul, as plantas atingem até seis metros de altura, têm folhas largas e frutos arredondados de até dez centímetros de diâmetro.

A segunda espécie é mais frequente na bacia do médio Rio Tocantins e na vertente oeste do Rio São Francisco (oeste da Bahia, oeste e norte de Minas Gerais). A planta é maior que a primeira espécie e os frutos também.

Em ambas, a castanha é recoberta por um invólucro rico em espinhos pretos e finos. O invólucro é revestido por uma polpa amarelada (às vezes mais esbranquiçada), pastosa, farinácea, oleaginosa e rica em vitamina A e proteínas.

O pequi é rico em vitaminas A, C e E, em sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em carotenoides, que previnem tumores e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A castanha do pequi é rica em zinco e iodo. Também contém cálcio, ferro e manganês e costuma ser utilizada na indústria de cosméticos para a produção de sabonetes e cremes feitos para fortalecer a pele.

As populações indígenas e caboclas (neobrasileiras) têm utilizado o pequi de diversas maneiras: produção de óleo comestível, preparo de pratos e fabricação de licores e sabões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário