25.8.09

Guacamole


Já ouviu falar em guacamole? É uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos, muitas vezes acompanhada com pico-de-gallo e nata azeda.

É basicamente um puré de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho", embora o verdadeiro mole seja totalmente diferente, levando na sua composição chocolate.

ABACATE

Com muitas variedades, o abacate é uma fruta saudável, com uma história longa e documentada. O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele.

É rico em ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos congênitos, e potássio, que é indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrame. O abacate tem alto teor de antioxidantes e contém uma substância única que combate as bactérias e os fungos. Equilibra o funcionamento do fígado e acalma o sistema nervoso. Partes usadas: Polpa

Guacamole ajuda a controlar o colesterol e melhora a circulação

O abacate ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. É indicado também para combater a fadiga, depressão e prevenir problemas cardíacos e derrame. Além disso, colabora para equilibrar o funcionamento do fígado e acalmar o sistema nervoso.

Conheça receita de Guacamole, prato à base de abacate, um acompanhamento saboroso e saudável para saladas, comidas e aperitivos. A receita que pode ser lida abaixo é do livro "Alimentos que Curam", da coleção "100 Receitas de Saúde" (Publifolha).


GUACAMOLE

Ingredientes

3 abacates médios maduros
1 tomate em cubinhos
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado e amassado com 1/2 colher (chá) de sal
1 pimenta-malagueta sem sementes e picada (opcional)
1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Corte os abacates ao meio, retire a polpa com uma colher e coloque em uma tigela. Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar uniforme. Tempere com pimenta a gosto.

Dica: Para acompanhar , se você não tiver doritos use torradinha mesmo, a MARILAN, tem uma super leve.

Fonte: Wikipédia e folha on line
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário