30.7.09

Shitake - O elixir da vida

Um cogumelo comestível que apresenta as propriedades terapêuticas de um cogumelo medicinal. O Shitake é cultivado há aproximadamente 800 anos pelos orientais, destacando-se dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

No mercado mundial, o Shitake detém o segundo lugar. O Shitake é um fungo e seu cultivo se dá em toras ou substratos à base de serragem de madeira. Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shitake pode ser consumido em diversas formas: Risotos, saladas, pizzas, diversos tipos de molhos, grelhados, estrogonofe são algumas das possibilidades de preparo com o cogumelo.

Pode ser preparado inteiro ou somente com a parte de cima. Por ser mais difícil de cozinhar, os talos podem ser usados em patês.
A iguaria apresenta-se in natura (fresco) ou desidratado. "O desidratado de sabor mais acentuado é usado em molhos. O fresco rende mais.

As propriedades medicinais do shitake são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças e um importante fator de longevidade. É considerado também um potente afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.

É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Recentes pesquisas comprovam que o Shitake também atua como regulador da taxa de colesterol no sangue, é inibidor do desenvolvimento de células câncerosas e combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

Um comentário: