26.7.09

Pãezinhos de Mandioquinha


Uma de minhas paixões, sem sombra de dúvida, é a culinária e tudo o que está relacionado à boa mesa.

Muitas coisas me fazem feliz, mas fico muito tranquila, quando me empenho pra fazer uma receitinha principalmente pela primeira vez, mesmo que essa vontade apareça de madrugada quando perco o sono.

Ao invés de ficar pra lá e pra cá sem dormir aproveito meu tempo pra colocar a mão na massa (literalmente) enquanto o sono não chega.Podem até achar isso uma loucura , mas pra mim é o que me dá prazer, é o que me faz feliz.


Tava com muita vontade de usar umas mandioquinhas que eu tinha há uns dias na geladeira e nessa semana me bateu uma vontade de fazer pães.Testei uma receita de pão caseiro da minha mãe na quinta passada e adorei e hoje foi a vez de pesquisar uma receita boa e prática de pão de mandioquinha.

Encontrei um Blog super bacana chamado Pitadinhas (http://docelaurinha.blogspot.com/)
que foi de onde tirei essa super receita.Espero que gostem!



Ingredientes
30g de fermento biológico fresco - usei 10g de fermento biológico instantâneo
¼ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo - usei de canola
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e espremida
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga - usei manteiga
½ colher (sobremesa) de sal
Cerca de ½ quilo de farinha de trigo ( pode ser um pouquinho menos ou mais)

Se a opção do fermento for pelo fermento fresco, dissolva-o no leite com o açúcar.
Caso faça com o fermento seco, junte-o à farinha de trigo, misturando bem.
Preparo

1-Bater no liquidificador o fermento, o leite, o óleo, os ovos e o açúcar.
2-À parte, misture a mandioquinha, a manteiga e o sal. Quando a massa estiver morna, acrescentar a mistura do liquidificador, a farinha e amassar bem.
3-Deixar descansar por 20 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque numa vasilha polvilhada de farinha, cubra, e deixe descansar por cerca de 15-20 minutos, até crescer, num lugar abrigado, sem vento.Por exemplo, dentro do microondas - desligado.

4-Fazer os pãezinhos e colocar em uma assadeira levemente untada.

5- Deixar crescer até dobrar o volume. Pincelar uma gema e levar ao forno pré-aquecido 180°C por cerca de 25 minutos. (esqueci de pincelar a gema! rs)

6-Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até ficar douradinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário