22.7.09

O caldinho de feijão perfeito

Sabe aquela sobra de feijão ou da feijoada? Ela pode virar uma deliciosa e bem nutritiva sopa.

Não é à toa que ele está presente na alimentação diária do brasileiro. O feijão tem excelente valor nutricional e é a melhor fonte de ferro de origem vegetal. Seus grãos têm ainda vitaminas do complexo B, potássio, minerais e fibras solúveis capazes de estimular o bom funcionamento do intestino.

A casca também faz muito bem para a saúde: nela estão substâncias como antocianinas e flavonóides que atuam no organismo como antioxidantes, combatendo o envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Só que para ter esses benefícios é preciso comer diariamente 100 gramas (ou 4 colheres de sopa) de feijão.

Agora que você conhece os benefícios, que tal fazer um caldinho de feijão para esquentar nas noites frias? Quem ensina é o chef Vanderlei Batista, do restaurante Bolinha, em São Paulo. A receita serve duas pessoas.

Caldinho de feijão

Ingredientes

3 xícaras (chá) de feijão cozido e temperado com 2 dentes de alho
3 xícaras (chá) de água
2 tomates picados sem pele
2 gomos de linguiça calabresa picados (pode substituir por paio)
1 batata média cortada em cubinhos
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

1. Preparando o feijão

Escolha os grãos de feijão, separando o que não estiver bom. Lave bem e escorra em uma peneira. Deixe de molho em água quente por 20 minutos. Coloque na panela de pressão e cozinhe a quantidade desejada com água por aproximadamente 25 minutos. Frite o alho e tempere o feijão. Adicione sal a gosto.

2. Fazendo o caldinho

Bata o feijão cozido e temperado no liquidificador, misturado com a água e o tomate. Despeje a mistura em uma panela. Acrescente a lingüiça picada e a batata.Leve ao fogo brando e deixe cozinhar até que a batata fique macia ou se desmanche. Dependendo do fogão, isso leva em torno de 15 minutos.

Se achar que a sopa está muito grossa, acrescente mais um pouco de água.
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto antes de servir.
Pode ser feito com todo tipo de feijão.

Se desejar, faça você mesmo os croutons para comer com o caldo.
Pegue algumas fatias de pão de forma sem casca e corte em cubos. Depois, asse em forno médio por alguns minutos até que vire uma torradinha. Também pode colocar um pouco de óregano.

Nas minhas andanças pelo nordeste, onde eles usam bastante, tomei bastante desse caldinho. Realmente é delicioso. Experimente!

Fonte: iG Gourmet
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário