23.5.09

Ceviche misto



Quando se trata de gastronomia, mencionar o Peru remete imediatamente ao ceviche.
Esse prato delicioso, que virou uma paixão nacional daquele país, nada mais é do que o resultado da combinação de peixes e frutos do mar com boas doses de sumo de limão (para "cozinhar" a carne), temperos e pimenta, em tipos menos picantes e mais aromáticos do que as nossas.

REFERENTE AO NOME E ORIGEM

Alguns atribuem seu nome de origem aos marinheiros ingleses que ao chegar aos portos peruanos degustavam um prato típico que eles chamavam “SEA BEACH” (Peixe na Praia) e o nome viria do derivado dessa denominação.

Outra fonte indica, sua origem do peixe “ENCEBOLLADO”(Acebolado) com limão, e a conjunção destes dois conceitos nasce o “ENCEVICHADO” e daí o “CEVICHE”.

Alguns investigadores, como o historiador Juan José Vega, encontram a origem do nosso “SEVICHE” na palavra árabe “SIBECH” – que é como se designa a comida ácida – e relatam como as mulheres árabes que foram tomadas como botim de guerra pelos Reis Católicos em Granada e que depois chegaram ao Peru acompanhando as huestes de Pizarro, agregavam suco de laranjas azedas primeiro e depois o suco de limão no peixe cru com pimenta e algas que preparavam os peruanos pré-hispânicos.

Lembremos que alguns historiadores manifestavam que o limão é de origem árabe, outros historiadores dão como lugar de origem a África, especificamente de Ceuta aonde também existe influência árabe na arquitetura como os balcões e os jardins, assim como no vestuário com a famosa "Tapada Limeña".

Outros encontram a explicação para essa denominação, de uma atitude algo despectiva das classes altas. Em sua origem o Ceviche era preparado com "Bonito" e era considerado como um prato exclusivo dos pescadores, negros, mulatos, índios e mestiços. O Bonito é um peixe que no Peru tem um forte sabor oleoso e ao referir-se ao prato preparado com este peixe, diziam "é como um Sebo" com cebola e limão. Da conjugação destes conceitos vem o nome de "SEBICHE" e depois "SEVICHE".

O renomado chef Dario Matsufuji, que é um especialista em ceviches, dá aqui uma versão autêntica deste delicioso prato.

Ingredientes

Rendimento: 6 porções
Calorias: 151/porção

- 300 g de filé de peixe (linguado ou robalo)
- 15 camarões médios limpos
- 6 lulas médias cortadas em anéis

- 4 pimentas-dedo-de-moça em tirinhas

- 3 dentes de alho pequenos picados

- 1 cebola roxa média em tirinhas

- Suco de 10 limões tahiti

- Sal e coentro (ou salsinha) a gosto

Modo de preparo

1-Corte o peixe em cubos de 3 cm de lado. Reserve. As lulas e os camarões precisam passar por um pré-cozimento rápido denominado branqueamento.

2-Numa tigela, coloque os cubos de peixe, as lulas, os camarões, sal, o suco dos limões, o alho, o coentro picado mais algumas folhas inteiras, a cebola e a pimenta. Misture muito bem.

3-Acerte o sal, se necessário. Sirva o ceviche imediatamente. Alguns acompanhamentos tradicionais são milho e batata-doce cozidos.

Dica: Ferva água em uma panela média. Ponha sal e adicione a lula e os camarões. Deixe por 3 minutos na água em ebulição. Os pescados não podem cozinhar muito, caso contrário, podem ficar duros ao invés de macios. Retire-os da panela e os ponha em uma tigela com água fria e gelo para dar choque térmico. Retire após 2 minutos e escorra.


Fonte:Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário