2.4.09

Tudo sobre cebola

Meio mundo torce o nariz para o sabor e o cheiro da cebola. Mas a outra metade faz muito bem em aproveitar os benefícios desse tempero

História

A cebola é a hortaliça mais difundida pelo mundo afora. O bulbo é provavelmente originário da Ásia Central, tendo sido levado depois para o Ocidente – e, no meio do caminho, atingiu ainda a Pérsia, de onde se irradiou para a África. Da Europa, foi trazida para as Américas pelos primeiros colonizadores. E no Brasil, a cebola foi cultivada principalmente no Rio Grande do Sul, depois se espalhando por todo o país.

Características

Cebola é o nome popular da planta de nome científico Allium cepa. Antigamente era classificada na família das Liliáceas, mas taxonomistas mais recentes colocam-na na família Alliaceae (junto com o alho e o alho-porró).

Nutrição

Apesar de sua pouca importância nutricional como fonte de vitaminas e sais minerais, a cebola possui propriedades terapêuticas comprovadas, como a capacidade de diminuir níveis de glicose no sangue e a proteção contra a arteriosclerose. A cebola tem atividade antiviral, anti-inflamatória, imunológica e poderia ainda afastar os riscos de diabetes.

Usada principalmente como condimento, para realçar o sabor dos alimentos, ela também pode ser utilizada crua ou no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos ou frita, à milanesa. Assada com casca, no espeto, é um ótimo acompanhamento para o churrasco.

Como comprar

As maiores ofertas, e portanto os menores preços, ocorrem de agosto a fevereiro. A cebola apresenta formatos variados, podendo ser redonda, achatada ou em forma de pera.

Quanto à cor, é melhor escolher os bulbos com cuidado, sem apertá-los ou batê-los, preferindo sempre aqueles mais firmes, com casca seca e “pescoço” seco. Entre bulbos de mesmo tamanho, escolha os mais pesados – e evite os brotados, com partes amolecidas e marcas de mofo.

Como armazenar

A cebola fica conservada por tempo prolongado, 3 a 5 semanas, sem precisar de refrigeração.É importante manter os bulbos em local seco, fresco, escuro e bem ventilado. As cebolas de sabor mais suave, as menos picantes, costumam ter menor durabilidade, enquanto as cebolas mais picantes conservam-se por mais tempo. As cebolas roxas, em geral, também duram mais do que as brancas. A cebola picada ou ralada deve ser mantida em geladeira, coberta por filme plástico ou em vasilhas de plástico tampadas, por até três dias.

Como congelar

Para congelar, pique a cebola ou corte-a em rodelas, coloque as porções em um pote aberto e leve ao congelador. Quando estiverem congeladas, tampe o pote plástico. Assim, a cebola pode ser conservada por até seis meses.

Dicas de Mestre

Uma outra maneira de conservar cebolas é esta: triture-a, transformando em uma pasta, e misture com sal e alho. Deve-se acrescentar uma parte de alho para cada três partes de cebola e dez partes de sal. A pasta pode ser mantida em temperatura ambiente por até 25 dias;- Os temperos que mais combinam com a cebola na hora do preparo de receitas são vinagre, pimenta, limão, azeite, folhas de louro, cominho e noz moscada.

As lágrimas que vertem quando cortamos cebola são causadas, na verdade, pelo odor que ela desprende (quando seus ácidos são liberados). Assim, na hora de picá-la, não precisa usar de grandes mandingas: basta prender um pouco a respiração.

Fonte: IG

3 comentários:

  1. Muito boa a postagem, curti muito seu blog, tenho um blog de receitas e dicas, fiz uma postagem sobre um pestisco de cebola inspirado na sua postagem. Abraço
    Há quando der dá uma passada por lá.
    http://poenobrando.blogspot.com/

    ResponderExcluir