29.1.09

Salada também engorda

Atenção às combinações e excessos que podem tornar sua salada um prato hipercalórico

A famosa saladinha, muito utilizada em dietas, pode se tornar a principal causa do ganho de peso. Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, sempre deve haver um equilíbrio entre os alimentos ingeridos, inclusive na salada, porém a mistura e excessos de ingredientes podem resultar em um prato calórico.

Os alimentos utilizados na salada devem ser variados, mas escolhidos com cautela. "Algumas das verduras e legumes utilizados na salada, tanto como os complementos colocados, podem ser influentes no ganho de peso. Em alguns casos podem até ser mais calóricos do que outro prato de comida", conta o nutrólogo.

O segredo para montar um prato light e nutritivo é usar na composição diversos grupos de alimentos. “São muito importantes verduras, legumes, proteínas e algum tipo de gordura, preferencialmente o azeite de oliva extravirgem", indica Asinelli. Capriche na quantidade de folhas, elas são ricas em fibras e dão saciedade.

Para obter carboidratos, escolha alguns legumes cozidos ou crus, como cenoura e beterraba. Você ainda pode consumir milho e ervilha, que são fontes de vitaminas. Na hora de incluir as proteínas prefira frango, ovo, peito de peru e kani, que são opções magras.

Por falta de informação, as pessoas acabam exagerando no que parece mais gostoso, como a mistura de salada com massas, bacon e principalmente os molhos, sem saber que tudo isso pode se tornar uma bomba calórica. "Os pratos de salada devem ser selecionados cautelosamente, evitando o excesso de calorias e preferindo as folhas verdes. O mais recomendável é que o primeiro prato seja uma salada colorida”, como explica Asinelli, falando das cores da sua dieta.

Outro vilão que pode reverter o efeito emagrecedor da sua salada são os molhos. Tente usar somente os que forem feitos a base de iogurte, sucos de frutas, como limão, e azeite. Para reforçar o tempero e destacar o sabor dos alimentos você ainda pode usar ervas que irão deixar a salada muito mais apetitosa.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário