16.10.08

Dicas da vez


Dicas que depende de nós.

Plantio

Sabia que entre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos no Brasil estão o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. Para se ter uma idéia, no processo de produção das uvas rubi e itália são aplicados cerca de 40 produtos químicos. Por isso a importância de uma escolha crítica do que ingerimos.

E os resíduos?

Muita gente não sabe, mas o óleo de cozinha pode ser reciclado e virar sabão. Despejá-lo no ralo ou esgoto ou colocá-lo num vidro para jogar no lixo é um dos maiores erros que podemos cometer. Para uma atitude mais consciente, leve seu óleo em postos de coleta para reciclagem. O Pão-de-Açúcar é um deles.

De olho no bolso

Preocupar-se com o meio ambiente é também ver vantagens no bolso. Desligar os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas pode representar uma redução de 15% na conta de luz. Mas não vale manter a luz vermelhinha, de stand-by, ou o relógio do microondas funcionando. Tem de tirar tudo da tomada!

Compra consciente

Comprar de maneira consciente é saber se todas os processos pelos quais um produto passou tiveram preocupação ambiental. Você pode se perguntar de que maneira aquele produto foi confeccionado, embalado, transportado, distribuído e como se dará seu descarte.

Soluções caseiras

É possível diminuir os resíduos de agrotóxicos na nossa alimentação: prefira legumes, verduras e frutas da estação, que têm menos defensivos e hormônios. Outra dica é lavá-los numa solução de detergente e água pura ou em mistura de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxágue-os.

Nenhum comentário:

Postar um comentário