31.10.08

Cozinha Japonesa

Esse post estou dedicando à minha querida amiga Marisinha que atualmente está curtindo comer sushi com o maridão!
Conheça abaixo um pouco sobre o Sushi e Sashimi (o básico).
Em outro post falarei um pouco mais sobre outras iguarias e ingredientes da Culinária Japonesa.



Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos-do-mar crus. De maneira geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca. Você pode utilizar as mãos ou os hashis para pegar os sushis; Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:
Nigiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito;
Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos-do-mar, ovas de peixes ou legumes;
Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
Como comer: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato ou cumbuca. A maneira correta de embeber o nigiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo.
Poucos tipos de nigiri sushi devem ser comidos sem o shoyu.

Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte) misturados em um pequeno prato ou cumbuca. Embeba as fatias de peixe ou de frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi. Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.Os mais populares tipos de sashimi são:
Maguro:atum
Toro: atum gordo
Ika: lula
Tako: polvo
Ebi: camarão ou lagosta
Saba: cavala (espécie de peixe)
Sake: salmão
Fonte e imagens: www.correiogourmand.com.br

Um comentário:

  1. Máaaa

    Vc é danada...
    Deveria ser chefe de um grande restaurante!!
    Amei o post...e estou adorando a comida japonesa...

    Bjosss

    ResponderExcluir