24.9.08

Curiosidades da Culinária Japonesa


Como eu amo comida japonesa, me interesso bastante sobre a cultura deste povo também.

Sempre que me dá vontade de comer sushi ou sashimi corro com meu marido para o bairro da Liberdade, jantamos num dos nossos restaurantes preferidos que é o Guekko ou o Banri, ambos tem o preço justo e os pratos são de primeira.

Sempre que entramos num Restaurante japonês somos saudados por um sonoro "Irashaimase".

Este significado e muitos outros da cultura japonesa vc saberá a seguir...



Irashaimase (lê-se " irachaimassê) é a expressão usada para o nosso ‘seja bem vindo’ em japonês. Ao entrar em um restaurante e ouvir a saudação, responda apenas acenando de leve com a cabeça.


O Sushi foi criado acidentalmente. Era utilizado para conservar alimentos, prensado com sal e fermento por alguns dias antes de ser consumido. Somente nos últimos 100 anos que se tornou o prato que conquistou o mundo.


Para produzir o Missô (pasta de soja) no Brasil, os primeiros imigrantes japoneses não tinham os ingredientes principais – soja, trigo e sal -, dessa forma substituíram por milho, melaço de cana e glutamaco monossódico.


O Choshoku, café da manhã tradicional japonês, é uma refeição completa: Misshoshiru (sopa de pasta de soja), arroz, salmão grelhado, alga, picles e soja fermentada. Para beber, chá verde ou preto.


No Japão, nos Kaitenzuhis – sushis servidos em balcão giratório – os clientes pedem diretamente ao sushiman o sushi que desejam.

Ao preparar o bolinho de arroz, o sushiman olha para a boca do cliente e faz o sushi na medida para ser comido de uma vez só.


Os recipientes para shoyu, wasabi e outros temperos são individuais,
portanto não devem ser compartilhados com outras pessoas.


A palavra japonesa para arroz é Gohan, que significa tanto o alimento quanto uma refeição.


O preparo do sushi é uma atividade tipicamente masculina.
O motivo é que a temperatura das mãos das mulheres, tidas como mais quentes que a dos homens, poderia alterar o sabor do peixe.


8 comentários:

  1. oi gente preciso de ajuda, mais o menos entre 1980 e l983 saiu uma receita na caixinha de maizena de empadao de frango eu perdi sempre fazia na noite de natal,na massa ia amido de milho e trigo margarina, mais não sei mais a quantidade me ajude a encotrar bjsssss. sola_brenn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostaria que divulgasse a receita

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o fato de que só os homens podem fazer sushi. Faço sushi há 5 anos, ganho a vida com isso, tem homens com mãos quentes e mulheres com mãos quentes, e os dois com mãos frias. Lá acontece isso, de só o homem "cozinhar", pela cultura, que vem de muito tempo, mulheres limpam a casa e cuidam dos filhos, homens cozinham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você e mais abaixo deixei isso bem claro que não passa de um mito.

      Excluir
  4. Só queria deixar claro aqui que é mito esse papo de que as mãos das mulheres são mais quentes, isso foi um dito da época criado pelos homens japoneses, pois eles acreditavam que as mulheres tinham tanto sangue que por isso precisavam menstruar, mas através de pesquisas puderam comprovar que na verdade quem tem o sangue mais quente são os homens não as mulheres.

    ResponderExcluir