24.9.08

Como limpar e conservar panelas e outros utensílios de inox


A adoção de produtos de aço inox nas cozinhas é cada vez maior. Inicialmente comum nas baixelas e talheres, o inox tem conquistado mais espaço, migrado para panela, bancadas, cubas, frigideiras e eletrodomésticos, em decorrência da aparência, resistência à corrosão e suas propriedades de conservação de alimentos.

Os cuidados de conservação são fáceis, segundo o Núcleo Inox - Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável, associação sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais que fazem parte de toda a cadeia produtiva do aço inox no Brasil. "É possível preservá-lo contra corrosão, mantendo sua beleza e brilho por muito mais tempo, com procedimentos simples, usando apenas água, sabão e detergentes neutros", afirma Artur Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox.

O aço inox não oxida da mesma forma que 0s produtos de aço carbono que ao enferrujar ficam com uma camada vermelha descascada. "As eventuais manchas na superficíe de um utensílio de inox, na maioria, são originadas por partículas de ferro que contaminaram o aço inox. São essas partículas que estão enferrujando e não a panela", cita Chao.

O especialista explica que para as manchas mais resistentes, uma dica é aplicar a mistura feita de bicarbonato de sódio e álcool doméstico. "O ideal é usar um pano macio ou bucha de náilon, mas nunca palha de aço. Além de arranhar as partes polidas, as esponjas de aço deixam minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas", revela.

Além de versátil, bonito e prático, o inox ajuda a economizar energia na cozinha. Por reter mais calor que outros materiais, as panelas de inox tornam-se mais econômicas no preparo de alimentos. E, por desprender menos íons metálicos, não produz cheiro, nem gosto e não libera substâncias que poderiam alterar o sabor dos alimentos. Além disso, a capacidade de suportar mudanças bruscas de temperatura, torna o produto multifuncional, isto é, segue do forno para a pia tranquilamente.

Por sua superfície lisa e livre de poros, o metal dificulta a adesão de bactérias, garantindo mais higiene e saúde do que outros materiais. Há, ainda, uma vantagem comprovada na relação custo/benefício em comparação com outros materiais e, no aspecto ecológico, os equipamento de inox, após atingirem o fim de uma longa vida de serviços, são totalmente recicláveis.
fonte: Gazeta de Santo Amaro
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário