2.2.10

Strudel

Certeza ninguém tem, mas há diversas versões para a origem do strudel, uma delícia feita de massa folhada que está no cardápio dos mais sofisticados restaurantes do mundo, inclusive nos brasileiros e que agrada aos paladares mais exigentes.

A história mais aceita é que o doce tenha nascido na Áustria e pela pouca variedade de ingredientes, acredita-se que tenha sido na região mais pobre de lá. Também é possível que o doce seja uma derivação da sobremesa turca baklava, que por sua vez, teve sua origem na Hungria.

Chegou à Munique depois da conquista bizantina e por conta da fartura de maçãs daquela região da Alemanha, recebeu o recheio da fruta e lá, passou a ser chamado de Apfelstrudel. Mas as maçãs são apenas uma das opções que podem rechear a delícia que ganhou até versões salgadas.

A chef de cozinha Siomara Steckert, proprietária do restaurante Von Strudel, explica que a massa neutra dá inúmeras possibilidades de recheios. O tradicional é o de maçãs, mas já provei versões de cerejas, nozes, damasco, banana (uma versão mais brasileira) e até frango com requeijão cremoso, escarola, palmito e outros. Nesse caso a criatividade é quem manda,observa.

Um bom strudel, de acordo com ela, tem a massa finíssima, com aspecto folhado que é muito trabalhosa. Tanto assim que há um dito popular afirmando que o strudel mais gostoso é aquele que tem a massa tão transparente que se pondo embaixo dela uma carta de amor, se possa ler as doces palavras.

Siomara que tem origem austro-húngara, afirma que os segredos da culinária alemã, aprendeu com a avó materna e com a mãe, durante a infância. Nós sempre trabalhamos em família e aprendemos juntos, disse. A culinarista conta que a avó fazia strudel na época do Natal, junto com biscoitos alemães que guardava em grandes latas de alumínio, em cima do armário, fora do alcance das mãozinhas gulosas das crianças.

Era uma tradição que guardada apenas para datas especiais porque exige tempo e paciência. Por se tratar de uma massa muito fina é preciso ter muita delicadeza para lidar com ela, explica.
As mãos dela adquiriram a destreza exigida e o strudel e os biscoitos alemães passaram a ser sua especialidade e ela os preparava para comercializá-los em café e restaurantes típicos de São Paulo.

Quando casou-se e mudou-se para São Roque, uniu seu talento ao do marido que é basco de San Sebastian e com grande vocação para a culinária, montaram a princípio uma loja de doces e depois, com a participação do pai e da mãe, o restaurante que fica no quilômetro 75 da rodovia Castello Branco.

A parceria vitoriosa, já dura 16 anos e oferece aos clientes comida caseira, delícias alemãs e, principalmente, o famoso strudel que deu nome ao lugar. Siomara dá a dica para que a receita fique perfeita: Carinho, dedicação e principalmente paciência.

Esta receita não é de Siomara e sim da Cozinha Experimental Nestlé. É bem mais fácil, pois vai massa folhada pronta.


Strudel de Maça e Chocolate Galak


Ingredientes
1 pacote de massa folhada (300g)
1 colher (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
3 maçãs ácidas, descascadas e raladas no ralo grosso
1 tablete grande de chocolate Galak picado
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
manteiga para untar
farinha de rosca para polvilhar
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

Abra a massa sobre um pano limpo e pincele com metade de manteiga
Polvilhe a farinha de rosca, espalhe as maçãs e o Galak e sobre estes o açúcar misturado com a canela
Corte as beiradas grossa e com cuidado vá suspendendo o pano, enrolando o strudel como um rocambole
Feche as pontas e coloque em assadeira untada e enfarinhada
Pincele com o restante da manteiga derretida e asse em forno médio-alto (200ºC) , preaquecido
por cercade 30 minutos
Retire-o da assadeira ainda quente e polvilhe o açúcar de confeiteiro

Rendimento: 12 porções
Dica: Ao escolher maçãs, prefira as firmes ao toque e sem áreas machucadas


Fonte: Jornal Cruzeiro do sul
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário