20.12.09

Receitas de farofa

Cinco receitas de farofa que acompanham bem qualquer refeição


Típico acompanhamento de qualquer refeição do brasileiro. Aqui, misturamos farofa com tudo: peixes, aves, carnes – quem não gosta de uma boa farofa durante um churrasco? - e até mesmo no feijão. De norte a sul do país, somos loucos por farofa. Separamos cinco receitas de farofa para acompanhar seu peru , o chester, o tender e, porque não, até o bacalhau.

Farofa Doce

Duas colheres de manteiga
100g de uvas passas sem caroço
100g de ameixas pretas secas sem caroço
250g de nozes
1 maçã
sal
Farinha de mandioca torrada

Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter. Pique a maçã em pequenos cubinhos e junte com as uvas passas, as ameixas secas e as nozes na panela. Refogue enquanto joga pitadas de sal à gosto. A farinha vai por último e deve ser colocada aos poucos. A farofa deve ficar com uma consistência úmida.

Farofa Úmida

Uma cebola
Um tablete de margarina para cozinhar
Um vidro de palmito
Quatro ovos cozidos
Azeitonas verdes sem caroço
Três xícaras de farinha de mandioca
Sal
Uma pimenta Dedo de Moça
Cheiro Verde

Derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola picada em cubinhos. Quando ela já estiver dourada, junte o palmito, as azeitonas, os ovos cozidos, a pimenta e o cheiro verde, todos picados também. Por fim junte a farinha de mandioca. Assim como na receita anterior, tenha certeza de que a farofa não fique muito seca na hora de servir.

Farofa Especial

Duas colheres de manteiga
Quatro colheres de sopa de farinha de mandioca
Uma cebola
Dois tomates sem pele e sem semente
Um maço de salsa
Quatro bananas prata
100g de presunto
Azeitonas pretas
Sal

Derreta a manteiga em uma panela e junte as bananas picadas e a farinha, e deixe dourar. Junte os restos dos ingredientes, todos picados bem pequenos, e sirva logo em seguida.

Farofa de Milho e Cenoura

Quatro cenouras
Uma lata de milho verde
Quatro colheres de manteiga
Uma cebola
Um punhado de cheiro verde
Uma xícara de chá de farinha de milho
Sal

Rale a cenoura, ferva em água por cinco minutos. Coloque sal a gosto. Reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue com a cebola. Misture com o milho verde, a cenoura e a farinha de milho. Sirva quente.

Farofa de Camarão

500g de camarões médios
Uma cebola
Duas colheres de manteiga
Palmito
Suco de um limão
Sal
Uma pimenta Dedo de Moça
Duas xícaras de farinha de milho
Um maço de cheiro verde

Tempere os camarões com sal, pimenta picada e limão meia hora antes de preparar a farofa. Coloque em uma panela a manteiga e derreta. Refogue a cebola picada em cubos e junte com os camarões. Deixe dourar um pouco e junte o palmito picado bem pequeno e o cheiro verde. Por fim misture com a farinha e sirva.

Fonte: iG notícias
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário