18.11.09

Alho, um fantástico remédio natural


ORIGEM: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.

Seu uso é empregado largamente como tempero em todas as cozinhas, seus “dentes” tem gosto característico e ativo, se comporta como um excitante do apetite.

Existem três tipos básicos de alho que se distinguem pela cor da película que envolve os balbilhos: alho branco ou alho comum, alho rosa ou alho temporão, alho “rocambole” vermelho, não confundir com “allium sativum” trata-se de uma espécie diferente chamada allium scorrodoprasum.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado.

Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer gastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração.

Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue.O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer.

Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.

DICAS DE USO DO ALHO

1) Alho ingerido cru, picado ou misturado à salada com azeite puro é excelente para anemia e facilita a formação de glóbulos vermelhos.

2) Para quem sofre com bílis e boca amarga pela manhã tomar um dente de alho em ½ copo com água adicionado de limão, funciona também como antiinflamatório dos brônquios é ótimo para todo o sistema respiratório.

3) No verão elimina-se rapidamente a sede usando o suco de alho misturado com água.

4) Macerado o alho cru com tomate, na forma de salada, combate o reumatismo, a gota e a diabete.

5) Contra a sarna usa-lo frito com mel e manteiga e aplica-lo no local.

6) Pode ser usado como condimento, funciona para a tuberculose e catarros infecciosos, ajudam também na maturação de furúnculos e espinhas da pele.

7) Seu efeito é potencializado quando usado triturado ou cortado, frito ou quente reduz seus princípios ativos e consequentemente seus benefícios.

8) Utilize também o alho juntamente com o azeite puro de oliva em saladas, tem efeitos maravilhosos sobre o organismo como um todo.

9) Pode ser usado adicionando-se 2 dentes de alho em suco, juntamente com cenoura, salsão, beterraba, ou maça triturados em centrífuga.

10)Como se faz a “tintura de alho” e seu uso: descascam-se diversos dentes de alho a critério, fazem-se dois cortes em cada um e coloca-se numa garrafa de álcool de arroz ou cereais de forma a cobrir todo o alho . Deixa-se em repouso em lugar escuro de15 a 30 dias, agitando-se diariamente. Após o prazo filtra-se e está pronto para uso. Toma-se de 15 a 20 gotas misturadas a água durante 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

11)Cuidado com o uso exagerado, pode ocasionar dores de cabeça, desconforto estomacal, rins, cólicas, vômitos, diarréias, tontura, mau-hálito e irritações gástricas. Pessoas com pressão baixa podem ter seu quadro agravado.

12)Quando for adquirir o alho observe as seguintes características: Tenha a certeza de ser fresco, suas cabeças devem estar perfeitas e firmes, os dentes rijos ao toque, não compre alho fofo ou com manchas escuras na casca, guarde sempre a temperatura ambiente e jamais na geladeira.

Um comentário:

  1. Receita sem cheiro: 1 copo de leite, 1 dente de alho grande, uma maçã, uma colher de azeite de oliva extra virgem. Bata no liquidificar, no máximo, e beba em seguida.

    ResponderExcluir