21.10.09

Conheça os benefícios da Quinua Real

No Altiplano Boliviano, a 3.800 metros acima do nível do mar,o vento gelado,mesclado a pequenas particular de sal, é o primeiro sinal dado pelo Salar de Uyuni ao visitante.

Este deserto com seus 12.500 Km², onde o frio no inverno chega a 30 graus negativos, é branco como a neve. Seu horizonte é tão nítido e sua atmosfera tão limpa que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu.

É neste lugar, Único no mundo, que nasce a QUINUA REAL (Quinoa), cereal sagrado dos Incas. Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando a QUINUA REAL, nas ultimas décadas,constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

SALAR DE UYUNI, com seu vento, gelado, mesclado a pequenas partículas de sal, está rodeado de nevados. Lugar onde a alma índia, murada por montanhas impenetráveis, se manifesta na vida cotidiana de seus povos.
Nesse lugar, único no mundo, nasce a QUINUA REAL ou "GRANO MADRE", cereal sagrado dos INCAS.

Também chamada de QUINOA é um produto rico em proteínas. As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes. Você pode fazer alguns deles a partir de outros aminoácidos, mas existem aminoácidos que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua dieta. Estes são chamados aminoácidos essenciais.

A QUINUA REAL, com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, dos quais os 10 essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano,Valina e Arginina).

De acordo com os resultados de algumas experiências, demonstrou-se que estas proteínas são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite.O valor mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimilados.

Para a QUINUA REAL o índice de 75 é considerado alto se comparamos com a carne (60), o Leite (72), Trigo (60) e o Milho (44). Na QUINUA REAL, encontramos principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinua), fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). No que diz respeito aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74%, essencialmente na forma de amido. Estes valores fazem da QUINUA REAL um alimento que oferece uma elevada (347 Kcal por 100g) reserva energética.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM FASE DE CRESCIMENTO: A porcentagem de energia liberada pelo ácido linoléico nas sementes de Quinua é 10%, maior, que é mais alta recomenda pela Academia Americana de Pediatria , para alimentos infantis, onde o conteúdo mínimo é 2,7% de energia na forma de ácido linoléico . Contém Lisina (Contém 1,4 vezes mais que a soja, de 2,5 a 5,0 mais que o milho, 20,6 mais que o trigo e 14,0 mais que o leite.) está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.

CELÍACOS :(Intolerantes ao glúten) A doença celíaca é a intolerância total e permanente a proteínas contidas no Glúten e presente nos seguintes cereais: Trigo,Aveia, Cevada e Centeio. Essas proteínas afetam diretamente o intestino delgado, encarregado da absorção dos nutrientes que como conseqüência não cumpre com essa função.

ATLETAS : Os aminoácidos são precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares. Ideal para quem quer ganhar ou cultivar músculos. Na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas.

MULHERES : Por conter fitoestrógenos substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, enfermidades do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa.

ATUA : Na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.

PREVINE : Anemias, Problemas urinários, Tuberculose, problemas de fígado, Desnutrição crônica, Osteoporose, etc...

ESPECIALMENTE INDICADA PARA : Vegetarianos, Diabéticos, Crianças, Grávidas e Lactantes ...

A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da QUINUA REAL é 23%; 20% é de gordura e os restantes são de carboidratos. Sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo que impede muita gente alérgica de comer pão, macarrão ou biscoito. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a QUINUA REAL como alimento único por seu altíssimo valor nutricional. "Se tivesse que escolher um alimento para sobreviver escolheria a QUINUA" Duane Johnson, Universidade do Colorado.

Você encontrará a quinua com facilidade: em casa de produtos naturais ou nos grandes hipermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário