5.10.09

Acelga


Benefícios

Fonte de vitamina A, C e niacina
Fonte de cálcio, fósforo e ferro
Poucas calorias

Inconveniente

Alto teor de oxalato


A acelga, também conhecida como beterraba branca, é uma verdura pouco consumida no Brasil. Seu uso tem se restringido à decoração de saladas ou apenas ao consumo do talo, como tira-gosto. No entanto, a acelga é uma hortaliça rica em nutrientes e de sabor agradável, com a qual podem ser feitos inúmeros pratos.

A acelga é fonte de vitamina A, C, Niacina e de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Tem poucas calorias e quase nenhuma gordura, sendo muito adequada para regimes de emagrecimento.A vitamina A é indispensável para a normalidade da vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, auxilia no crescimento e faz parte da formação do esmalte dos dentes.

A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, age contra infecções, evita problemas da pele, hemorragias e fragilidade dos ossos e dentes. A Niacina, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, evita problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A acelga possui ainda quantidades significantes de fibras que auxiliam no movimento intestinal. Seu suco, misturado com igual parte de suco de agrião, é eficaz contra os cálculos biliares. Toma-se um copo, por dia, em jejum.

Em caso de prisão-de-ventre prepara-se um bom laxante com meio copo de suco de acelga e uma colher (sopa) de azeite. Em cataplasma, utilizam-se as folhas contra as hemorróidas, feridas, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras.

A acelga deve ser consumida moderadamente por conter alto teor de uma substância (oxalato) que prejudica a absorção de Cálcio no organismo.

Em bom estado, a acelga deve ter as folhas novas, de cor verde-clara e talo verde-esbranquiçado. Sua consistência é firme, parecida à do repolho, de tal forma que estale quando se quebra o talo.

As folhas internas devem estar viçosas, sem manchas ou marcas de insetos. Quando o talo está mole ou com manchas pretas, é sinal de que a acelga já está passada. Para saber quanto comprar, calcule 1 maço de acelga para cada 4 pessoas.

Guarde a acelga na gaveta de verduras da geladeira. Ela se conserva em bom estado durante 3 ou 4 dias. Para conservá-la por mais tempo é necessário congela-la.



 Acelga recheada


Ingredientes

6 folhas de acelga
3 colheres (sopa) de queijo cottage
3 unidades de azeitonas pretas
4 fatias médias de tomate
1 colher (sopa) de hortelã
1/4 colher (sopa) de azeite extravirgem
sal a gosto

Modo de preparo

-Higienizar as folhas de acelga e reservar.

-Junte todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea.

-Recheie cada folha de acelga e faça uma trouxinha.

-Sirva como entrada ou com um acompanhamento de mix com folhas verdes.

Rendimento: 6 porções com 23 kcal cada


Fontes: www.herbario.com.br e revista contigo

Ed

2 comentários:

  1. muito bom, bem legal me ajudou com uns probleminhas(trabalho escolar). Estão de parabéns, ótimo blog.:D

    ResponderExcluir
  2. a acelga é deliciosa... obrigado pela receita! uma delicia
    além disso faz bem á saúde. é muito boa!
    www.i-legumes.com/acelgabeneficios.html
    muito legal

    ResponderExcluir