24.9.09

A verdade sobre o sódio



O grande vilão do momento é importante para nosso organismo, mas só é benéfico se consumido em pequenas quantidades.

Pra começo de conversa: sal e sódio não são a mesma coisa. O sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloreto. Mas não é apenas no sal que o sódio está.
Por ser um dos conservantes mais utilizados pela indústria alimentícia, ele está presente em diversos alimentos industrializados, como macarrões instantâneos, embutidos e molhos prontos.

O problema é que o excesso da substância pode levar a retenção hídrica – favorece o aparecimento da celulite e da hipertensão arterial –, inchaço e desidratação – pode deixar a pele ressecada e flácida. Em casos mais graves, problemas renais e cardiocirculatórios também são causados pelo excesso de sódio.

Um adulto sadio não deve ultrapassar o consumo diário de 1.600 a 2.400 mg de sódio, o que equivale de 4 a 6 gramas de sal de cozinha (de 2 a 3 colheres de café). “Pessoas com hipertensão arterial, insuficiência renal e cardíacos devem consumir no máximo 2 a 4 gramas de sal ao dia,” alerta a nutricionista de São Paulo, Roseli Rossi.
Fique atento nos rótulos dos produtos, pois na conta deste total diário entra o sódio inserido em alimentos industrializados. Um tablete de caldo de carne, por exemplo, possui 2.080 mg de sódio.

A nutricionista Roseli Rossi dá dicas para reduzir o consumo de sal na sua dieta:

1- Abuse das ervas – você vai sentir menos falta do gosto do sal. Dê preferência para os temperos naturais como: alho, cebola, salsinha, açafrão, pimenta, cominho, manjericão, louro, alecrim, sálvia, orégano, louro, gergelim, cravo da índia, cebolinha, estragão, noz moscada, manjerona, suco de limão, páprica, pimentão, tomilho, vinho, vinagre e azeite de oliva.
2- Se não tiver jeito, prefira o sal light, pois ele tem redução de sódio.
3- Não coloque o sal na mesa. A tentação de acrescentar mais do que o necessário é grande.
4- Nos restaurantes, prefira pratos que ainda não estejam temperados.
5- Acostume-se a comer salada sem sal. Mais uma vez, é só usar temperos saborosos.
6-Evite ao máximo os alimentos industrializados, enlatados, processados e temperos prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário