10.8.09

O essencial de João Pessoa






João Pessoa, a capital paraibana, abriga o ponto mais oriental das Américas e ostenta o título de segunda cidade mais verde do mundo, só ficando atrás de Paris. Descubra as belezas da terceira cidade mais antiga do Brasil.

João Pessoa já recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. O belo título foi dado por causa de um cálculo que relacionava o número de habitantes com as áreas verdes e foi concedido durante a ECO-92. Na ocasião, a capital paraibana só ficou atrás de Paris. Outro apelido de João Pessoa é “Porta do Sol”, já que na cidade fica a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

As belezas naturais são muitas. Além das belas praias urbanas, como Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, João Pessoa tem nos seus arredores praias famosas.

Os turistas, que ainda são poucos, concentram-se nas praias urbanas de Tambaú (veja Hotel Tambaú acima, foto esquerda, é permitida visitação), Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco. Já o litoral Norte é point dos surfistas. As águas não são tão claras quanto as do litoral Sul, mas formam excelentes ondas. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, transparentes e repletas de peixes coloridos.

Farol do Cabo Branco

Inaugurado em 21 de abril de 1972, o Farol fica na praia do Cabo Branco e possui quarenta metros de altura em relação ao nível do mar. De acordo com o arquiteto Pedro Dieb, ele representa uma forma estilizada do sisal. Do local se tem vista para uma das mais belas paisagens da cidade. Lá do alto, é possível ver a Ponta do Seixas, o extremo oriental das Américas. Nesse local, o sol nasce primeiro. E tem uma bela praia.

Casa da Pólvora

Ladeira de São Francisco, s/n – Centro.
João Pessoa possuía pelo menos três Casas da Pólvora, mas duas foram destruídas pelo tempo. Merece uma visita a que restou e que fica na primeira rua da cidade. Concluída em 1710, a casa oferece vista para o rio e para a várzea paraibana. Atualmente lá funciona o Museu Fotográfico Walfredo Rodrigues, com exposição permanente de fotos antigas da cidade.

Fonte de Tambiá

Parque Arruda Câmara (Bica), Rua Gouveia Nóbrega, s/n – Roger.
Fonte natural que fica localizada no Parque Arruda Câmara. Foi urbanizada no século 18 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1941.

Ilha de Areia Vermelha

Banco de areia que emerge na maré baixa nas praias do Poço e Camboinha, em Cabedelo, que faz limite com João Pessoa. No local há estrutura para os turistas, com bares e restaurantes. (Conheci apenas de longe, pois existe horário para chegar até lá em virtude das marés) mais é linda.

Palácio da Redenção

Praça Pres. João Pessoa, s/n - Centro.
Construído em 1586 pelos Jesuítas, primeiros missionários a chegarem à Paraíba, com Martim Leitão. Servia antes como casa desses Inacianos, assim também chamados por pertencerem à Companhia de Jesus, fundada em 1540 por Inácio de Loyola. Hoje em dia abriga vários setores administrativos e é ainda a sede do Governo, mesmo havendo o Palácio dos Despachos. Foi tombado em 1980.

Parte Elevada da Praia da Penha

Casario com 24 unidades, Cemitério, Posto de Saúde, Escola e Árvore Oití.

Praia do Jacaré
A praia não é muito indicada para banho, mas vale a pena presenciar o pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel nos piers dos bares ou à beira do rio.
O que esta esperando? Marque já sua viagem!

Fonte: iG Turismo
Ed

Nenhum comentário:

Postar um comentário