17.7.09

Karê, o que é isso?

Essa semana fui almoçar com meu marido num japa na rua de casa (delícia, dá pra ir a pé!) e experimentei uma pequena porção de uma mistura amarela com frango, batata e outras cositas, bem picante por sinal, com um sabor incrível, adorei.
Aí perguntei pro sushiman o que era aquilo e ele disse Karê.(?)
Tá, então tá bom...rs
Meu marido disse, acho que é curry.

Ah, agora tinha ficado mais claro...Mas, ainda não muito satisfeita com essa dúvida que pairou em minha cabeça, e curiosa pra descobrir mais sobre esse molho, fui atrás das minhas pesquisas diárias gastronômicas e achei uma matéria a respeito do assunto.



"Karê é a pronúncia japonesa de curry, um alimento de origem indiana que, depois de introduzido, adaptado e difundido no Japão, tornou-se um dos pratos mais apreciados no país com o passar do tempo. Ele consiste de um ensopado encorpado de carnes e legumes, como cebola, cenoura, batata e outros, temperado com curry e servido com arroz branco.

O primeiro contato dos japoneses com o karê ocorreu em 1863, durante a Era Edo (sécs. XVII a XIX). Uma comissão de 34 governadores japoneses foi enviada à França para solucionar problemas diplomáticos entre os dois países. Dentro do navio, a comitiva viu alguns indianos comendo algo parecido com o karê.

No diário do japonês Shusei Miyake, consta a seguinte anotação: “(...) sobre o arroz, os indianos colocavam uma mistura grossa e picante, com batatas, misturando e comendo tudo com as mãos”.

Na época em que a Índia foi colônia da Inglaterra, o curry foi assimilado e adaptado pelos ingleses como uma espécie de cozido (stew). Esse prato, reinventado pelos britânicos, foi então transmitido ao Japão por meio de comerciantes, após a abertura do comércio exterior pelo governo japonês na Era Meiji (sécs. XIX e XX)."

"Nos últimos anos, esse prato tornou-se muito popular, principalmente entre as crianças japonesas.O Kare está presente nas refeições escolares destas mesmas crianças em quase todas as escolas do Japão.Ou seja, ao menos uma vez por mês é servido algum tipo de curry.
E o curry é o prato mais internacionalizado do planeta, depois da pizza.

Os primeiros currys datam de 1872.Era quase uma sopa, de cor amarela.O tempo passou e o curry virou Kare, mais espesso, escuro e adocicado, que pouco lembra o curry indiano.

A paixão do japonês pelo curry é tão grande que existe até um museu em Yokohama, o Curry Museum, é um dos pratos mais populares do país.Não é um prato bonito.Existem inúmeras receitas, que vão do kare suave ao unsuportavelmente forte."

Você sabia?


• No Japão, há inúmeras variações de karê. A maior rede japonesa de restaurantes de karê, CoCo Ichiban-ya, por exemplo, oferece opções como tonkatsu karê (karê com carne de porco à milanesa), hambaagu karê (com hambúrguer), ebi fry karê (com camarão empanado), etc. O karê pan (pão frito com recheio de karê) e o karê udon (macarrão udon com caldo de karê) também são muito apreciados pelos japoneses.

• Originalmente picante, no Japão, o sabor do karê pode ser classificado em três níveis: karakuchi (picante), chuukara (meio picante) e amakuchi (suave), este último preferencialmente para crianças.

• Normalmente, serve-se o karê raisu acompanhado de conservas como fukujinzuke (picles de cor vermelha) ou rakkyo (cebolinha curtida).

• O curry em pó utilizado para preparar o karê é uma mistura de várias especiarias, com significativas propriedades medicinais. Dentre elas, segundo um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia, a cúrcuma, pigmento amarelo presente no curry, possui propriedades capazes de prevenir o mal de Alzheimer, doença degenerativa que provoca sérios prejuízos à memória.

Fontes: Marisa Ono e Nippobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário