5.5.09

Atividade física de acordo com a idade

Aos 20, 30, 40, 50, 60... veja as dicas para escolher bem sua atividade em cada fase da vida


Já está mais do que claro que atividade física é recomendada para qualquer idade, desde que autorizada por um médico. Mas há um certo receio, principalmente por parte dos mais velhos, de qual modalidade escolher, para que, ao invés de benefícios, o novo atleta não se prejudique. Para te ajudar a escolher o que praticar, dois especialistas dão algumas dicas.

O primeiro é o médico ortopedista especializado em medicina esportiva Moisés Cohen, que diz que existem muitas atividades de acordo com o objetivo desejado. “O esporte deve ser escolhido de acordo com as limitações de saúde de cada um”, resume ele. “Os esportes com menos exigência física são mais recomendados aos mais velhos, mas, mesmo assim, há uma mistura muito grande.”

O que o médico não recomenda para os que têm a idade mais avançada são as atividades que exigem alto esforço, como futebol e corrida, e faz um alerta. “Todo mundo deve fazer um exame antes da atividade, mas com a idade é mais importante ainda”. Outro conselho dele é que musculação é bom a vida toda, desde que feita com critério, assim como a caminhada. “Não é verdade que caminhada não resolve. Se for de forma regular e acelerada, é tão bom quanto a corrida”, afirma o médico.

Exemplo de programa

Airton Bolfe, professor de educação física da Fórmula Academia, em São Paulo, montou um exemplo de programa para homens de idades diferentes. Veja em qual deles você se encaixa e boa malhação!

20 anos

Depois da adolescência, é muito comum o homem estar com excesso de peso, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos até então. “Nesta fase, quase não existem restrições, apenas é bom ter atenção à postura”, diz Bolfe.

Atividades indicadas: Sem restrição. Atividades que tenham sempre um estímulo como as desportivas e coletivas e de competição (vôlei, futebol, basquete) e as de academia de uma maneira geral são boas opções. “É importante que nesta fase o homem tenha sempre bons estímulos para que não desista. Faça algo que lhe dê prazer e de uma maneira que esteja bem distribuída aos seus horários, para não sobrecarregar a rotina e te levar a parar.”

30 anos

Nesta fase o homem começa realmente a se preocupar mais com a saúde e estética, pois as respostas metabólicas e fisiológicas já começam a ficar mais lentas, diz o professor. “Ainda quase não há restrições. A musculação passa a ser muito importante, pois vai trazer resultados estéticos e de fortalecimento para toda a cadeia postural e articular, evitando as lesões futuras.”

Sugestão de programa:

Alongamento ou atividades que trabalhem flexibilidade: 1 a 2 vezes por semana- Musculação: 3 a 4 vezes por semana

Aeróbio (bicicleta, esteira, atividades desportivas): 2 a 3 vezes por semana

40 anos

Com 40 anos, há mais necessidade de que o treino seja prescrito de uma forma mais complexa, pois o homem começa a apresentar alguma restrição. “Por isso, o treinador deve ser mais específico na prescrição das atividades. É importante que faça um teste ergoespirométrico numa clínica especializada, para averiguar suas atuais condições cardiológicas e a forma e intensidade

que o treinamento aeróbio será prescrito”.

Sugestão de programa:

Alongamento: 2 vezes por semana

Musculação: 2 vezes por semana

Treinamento aeróbio (com prescrição de intensidade): 3 vezes por semana

50 anos ou mais

Passando dos 50, a prescrição e o acompanhamento personalizado são essenciais, pois as patologias limitantes são visíveis e presentes, avisa Airton Bolfe. “Faça uma bateria de exames, além do ergoespirométrico, é claro. Nesta fase, a atividade física é quase uma obrigação”, orienta o professor. “O homem também apresenta uma diminuição da massa óssea nessa fase.”

Sugestão de programa:

Alongamento: 2 vezes por semana

Musculação ou atividades de ginástica com peso ou aparelhos: 2 vezes por semana

Atividades aeróbias: 2 a 4 vezes por semana

Observação: Esta periodização semanal vai ser prescrita de acordo com o objetivo e a necessidade do indivíduo, como também sua intensidade. Faça sempre exames físicos e médicos e consulte o professor da sua academia para personalizar seu treino.

Fonte: IG Estilo

Um comentário:

  1. Ola!
    Onde compro whey protein hidrolizado?
    Nao consigo acha-lo em lojas de suplementos!

    ResponderExcluir