9.4.09

Bragança Paulista

Feriadão aí, que tal dar uma voltinha até Bragança Paulista? Pertinho de São Paulo, cidade muito gostosa. Já estive lá diversas vezes. Se for até a rodoviária nova, não deixe de comer o bolinho de bacalhau vendido na Loja Mineira é demais de saboroso uai! E é de bacalhau mesmo!

Situada na Serra da Mantiqueira, Bragança Paulista é uma das 15 estâncias climáticas do estado de São Paulo. Apesar de ser uma região de montanha, com temperaturas elevadas durante o dia, não foi necessariamente pelo clima que a cidade ficou conhecida.

Foram as saborosas lingüiças calabresa, uma tradição trazida pelos espanhóis, que deram fama ao município a 89 km da capital.Localizada perto da divisa com Minas Gerais, a região bragantina é bastante procurada por ecoturistas e amantes de esportes radicais por causa de sua geografia acidentada, que possibilita a prática de escaladas e off road.

A cidade já foi, inclusive, sede de campeonatos de acrobacias aéreas e abrange parte da Represa Jaguary-Jacareí, usada para esportes náuticos. A água, aliás, é um de seus atrativos: diz a lenda que quem bebe das bicas e nascentes não vai mais embora.

O que fazer em Bragança Paulista

De trilhas a escaladas, qualquer atividade de turismo de aventura. Para quem não quer muita emoção, as trilhas da Montanha Leite Sol e do Guaripocaba oferecem boa dose de exercício e uma linda vista. Os dois morros também podem ser escalados, assim como a pedra de Guaraiúva e as rochas do Circuito Visual das Águas, a 20 km do centro.

Já a Represa do Jaguary-Jacareí, repleta de pousadas e campings, é local de prática de esportes náuticos. A região oferece ainda arvorismo, tirolesa, rapel, rafting e vôo de paraglider. E uma lingüiça calabresa famosa pelo tempero.

O que visitar em Bragança Paulista

A cidade, em si, tem pouco a oferecer à visitação, uma vez que os maiores atrativos estão nas montanhas e nas trilhas fora do perímetro urbano. Quem quiser se sentir um bragantino, no entanto, pode ir ao Lago do Taboão e ao Jardim Público, que possui minizôo, e aproveitar para visitar o Museu Municipal Oswaldo Russomano, um casarão de 1896 com acervo de 3 mil peças. Se estiver sobrando tempo, uma passada no Museu do Telefone também pode ser divertida, apesar de haver poucos objetos.

Fonte: ilocal

Nenhum comentário:

Postar um comentário