22.3.09

Pra finalizar mais 3 alimentos - Parte 3



Sardinha


Benefícios: Alguns estudos mostram que o consumo de sardinha previne alguns tipos de doenças cardiovasculares. Isso porque ela oferece ômega-3, ácido graxo poliinsaturado ou, em outras palavras, gordura boa. Dentre os efeitos benéficos do consumo de ômega-3, destacam-se a diminuição dos triglicérides e colesterol total no sangue, a redução da pressão arterial em indivíduos com hipertensão leve e alteração da estrutura da membrana das células sanguíneas, tornando o sangue mais fluído.

Além de uma excelente fonte do nutriente, a sardinha ainda apresenta proteínas, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, B, D, E e K. É um alimento de alta qualidade nutricional e de baixo custo.

Recomendação diária: como as gorduras devem representar 30% do valor calórico total da dieta, certifique-se que 20% delas sejam dos tipos poliinsaturadas e monoinsaturadas, benéficas para a saúde.

Opções de substituição: salmão, atum, bacalhau, truta, cavalinha, óleos de peixe.

Feijão

Benefícios: ótimo fornecedor de ferro, o feijão ganha destaque no menu feminino. É comum as mulheres apresentarem deficiência de ferro em alguma fase da vida. Isso pode acontecer por diversos motivos. Entre eles, um ciclo menstrual intenso e uma dieta pobre em alimentos que contenham ferro.

O ferro tem participação especial na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. É por isso que o mineral é utilizado no combate à anemia. O ferro também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a fabricar colágeno. Além disso, diversas enzimas precisam de uma quantidade adequada de ferro para realizarem seus processos no organismo.

Recomendação diária: a indicação nutricional do mineral é de 18 mg para mulheres adultas.

Opções de substituição: soja, lentilha, ervilha, carnes em geral, grão de bico, fígado, coração.

Chá verde

Benefícios: a retenção hídrica e a conseqüente impressão de ganho de peso são comuns nas mulheres, principalmente no período pré-menstrual. Para amenizar tais incômodos, os chás são grandes aliados. Os alimentos diuréticos são aqueles que contêm um alto teor de água em sua composição, ajudando a acabar com a retenção de líquido e com a sensação de que você está acima do peso.

Além de diurético, o chá verde é considerado um alimento funcional, já que oferece benefícios fisiológicos vindos de seus componentes ativos. As catequinas são os compostos mais ativos presentes no chá verde. Elas exibem atividade antioxidante, pois ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

O consumo diário da bebida leva a uma maior oxidação de gorduras e diminuição dos níveis de LDL, colesterol maléfico. Apesar de todas as características nutricionais vantajosas, vale lembrar que os diuréticos não são alimentos milagrosos e que, consumidos isoladamente, não garantem emagrecimento rápido e saudável.

Para alcançar o resultado desejado, é preciso aliar esses alimentos a uma alimentação balanceada em nutrientes, vitaminas e sais minerais, além da prática de atividade física.

Recomendação diária: beba quatro xícaras da bebida para combater a retenção de líquidos e investir na luta contra os radicais livres.

Opções de substituição: chá de camomila, chá de boldo, chá de erva-doce.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário