27.12.08

Como ter um bronzeado perfeito

Antes de qualquer coisa, é bom dizer que um bronzeado perfeito é aquele que você fica com uma cor de arrasar, mas sem prejudicar a saúde


A dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí, em São Paulo, diz que não adianta negar, o sol é antidepressivo. “Ele dá ânimo e combate o estresse. Além de ser importante para prevenir osteoporose. Mas você vai precisar ter alguns cuidados para não descascar e perder todo o bronzeado, além de problemas mais graves”.



Você pode estar cansada de ler isso, mas é importantíssimo reafirmar que não dá para esquecer de se proteger com filtro solar, principalmente as partes mais sensíveis ou mais expostas como o rosto, ombros, mãos e colo. “Especialmente as mulheres devem caprichar na proteção do rosto, já que as brasileiras têm uma tendência maior à manchas”.



A dermatologista, Irene Dantas, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, alerta que todas as pessoas, independentemente do tipo de pele, devem utilizar filtro solar com fator de proteção 30, pelo menos.



Coma certo e sua cor agradece



Para sua cor ser mais bonita e duradoura, é importante caprichar em uma dieta rica em anti-oxidantes. O quanto antes, melhor! “O ideal é começar 1 mês antes, mas, se não der, comece já”, diz Valéria que dá algumas dicas para você incluir à dieta.



“Consuma 10 porções diárias de alimentos ricos em vitaminas: frutas, verduras e legumes, de preferência de cores diferentes. Inclua, também, 3 porções de soja por semana”, diz a dermatologista. E pode ser alimentos com soja, como o leite de soja, o queijo e até o chocolate.“Por fim, coma uma castanha-do-pará por dia”, ensina. Irene dá outra dica de alimentação: “antes e durante a exposição solar, beba muito líquido e consuma alimentos ricos em betacaroteno, substância presente no mamão, cenoura, abóbora”.



Outra dica infalível é hidratar-se por dentro e por fora, se quiser manter a pele morena e bonita. Dois litros de água por dia e creme hidratante não são novidades. “Além disso, não tome banhos muitos quentes e longos, fuja das esfoliações muito agressivas ou dos sabonetes que ressecam demais a pele”, ensina Valéria.



Aplique o filtro corretamente



Para garantir o bronzeado uniforme, não vá espalhar o protetor de qualquer jeito e em qualquer quantidade. “Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou após contato com a água, exercícios e transpiração”, diz a Dra. Irene. A quantidade aplicada no corpo deve corresponder a porções (cada uma com 2,5 ml ou meia colher de chá na face e pescoço, ombros e braços e 5 ml ou uma colher de chá no tronco e pernas).Lembre-se, também, de respeitar os horários. “Especialmente nos primeiros dias de exposição solar, o ideal é tomar sol até, no máximo, às 9 horas, e ir aumentando gradativamente, mas nunca passar das 11 horas (do horário de verão). Depois, só volte à praia depois das 17h”.
fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário