24.11.08

Petiscos que reduzem o colesterol


Assado, tostado ou servido cru, um punhado de frutas oleaginosas é um petisco imbatível que sacia a fome. Nozes, castanhas, amêndoas, pistaches, nozes-pecãs e avelãs são um alimento completo e rico em gorduras saudáveis, proteínas e fibras. E em uma recente revisão de 23 estudos, cientistas confirmaram que consumí-las regularmente de 45 a 100 gramas cinco dias por semana pode abaixar o colesterol de 2% a 16%.

Uma das mais apreciadas são as amêndoas - e as favoritas entre os nutricionistas pelos seus altos níveis de vitamina E e antioxidantes. Um estudo publicado pelo jornal da Nutrição dos Estados Unidos, mostrou que comer 90 gramas de amêndoas por dias pode prevenir doenças crônicas, reduzindo perdas dos oxidantes.
É o tipo de dano que você sofre respirando poluição, relacionado com o o desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.

O estudo concluiu que as amêndoas parecem ter mais benefícios preventivos que suplementos vitamínicos. "Não sabemos se são as gorduras boas, as proteínas, os antioxidantes ou o efeito sinérgico de todas essas misturas", diz o autor do estudo Jeffrey Blumberg, diretor do Laboratório de Pesquisas de Antioxidantes e professor da Escola Friedman de Ciência da Nutrição e Programa de Ação na UniversidadeTufts. "Mas quando olhamos o efeito do alimento como um todo, determinamos que comer amêndoas faz bem para reduzir as perdas oxidantes."

Mas não são todas as frutas oleaginosas que têm todas essas propriedades. Cada variedade tem seus benefícios nutricionais para ajudar a manter a saúde. Salpique um pouco na salada, na sobremesa, nas massas e no cereal, ou desfrute uma porção variada saborosa e rica em proteínas.

AMÊNDOAS

Ricas em cálcio e antioxidantes.

Uma porção tem cerca da metade de vitamina E recomendada diariamente e tem tantos antioxidantes quanto uma xícara de chá verde.

AVELÃS

Ricas em agentes que aumentam os antioxidantes no sistema imunológico e em gorduras monosaturadas que protegem o coração.

Avelãs têm alto teor de triptofano, o aminoácido precursor do indutor de sono serotonina e da melatonina. Comer um pouco antes de ir para a cama o ajuda a dormir.

PISTACHES

Têm os antioxidantes luteina e betacaroteno, que reduzem o colesterol.

Um estudo conclui que comer três porções por dia reduz os efeitos do estresse físico e mental e a pressão arterial.

NOZES

São as que têm maior teor de ômega-3.

O ômega-3 fortalece o sistema imunológico e promove a saúde do coração. Meia porção contém um pouco mais que o recomendado diariamente.

NOZES PECÃS

São ótima fonte de fibras e antioxidantes.

Uma porção tem a mesma quantidade de fibra de uma maçã.
Fonte: Prana Yoga Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário