1.10.08

Origem do Leite Moça



Este texto foi gentilmente cedido pelo nosso querido amigo Nelson França.Obrigada pela colaboração ao nosso Blog!


A Nestlé tem o nome de seu fundador, Henri Nestlé, o alemão que inventou a primeira fórmula de alimento infantil, chamada por ele de Farinha Láctea. A partir dessa iniciativa, ocorrida em 1866, na cidade de Vevey, na Suíça, a Nestlé foi crescendo e se tornou A Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição. A Nestlé foi crescendo, tornando-se a empresa mundial de alimentos e nutrição. Com quase 500 fábricas espalhadas nos cinco continentes, presente em mais de 80 países, possui um leque de marcas internacionalmente conhecida, entre elas Nescau, Nescafé Nestea, Maggi, Buitoni e Leite Condensado Moça.

Leite Moça

Quase simultaneamente a criação da farinha láctea, por Henri Nestlé, a empresa Anglo Swiss Condenses Milk, iniciou, também na Suíça a produção de leite condensado. Em 1878, a Anglo Swiss passou a fabricar uma farinha infantil, o que fez com que, pela concorrência, a Nestlé iniciasse a produção de leite condensado. Em 1905 a disputa terminou, pois houve a fusão das empresas.
As primeiras latas de leite condensado chegaram ao Brasil no final do século XIX. Naquela época o produto era consumido apenas como bebida (reconstituído com água obtinha-se o leite integral, já adoçado).
Após reposicionamento, o leite chegou à cozinha como ingrediente para preparo de doces.
Em 1921, com a construção de sua primeira unidade industrial em Araras, no interior paulista, a Nestlé iniciou no Brasil a produção de leite condensado, mais tarde conhecido como Leite Moça.Em pouco tempo, o Brasil converteu-se no maior mercado mundial de leite condensado, posição que mantém até hoje. A jovem com trajes típicos que aparece no rótulo é uma camponesa Suíça do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular na Suíça tinha o nome “ La Laitiére”. Quando foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região, sempre associada a figura da camponesa típica, com seu balde de leite. No Brasil, quando o produto foi importado, em 1860, adotou-se, por falta de um equivalente adequado em português, o nome inglês “Milkmaid”. A dificuldade dos brasileiros em pronunciar o nome o nome transformou o produto em “esse leite da moça”, referindo-se à ilustração da camponesa.
Assim, quando a Nestlé iniciou a produção no Brasil, em 1921, optou pela utilização da designação criada espontaneamente pelos consumidores.
Foi assim que surgiu a tradicional marca Leite Moça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário