26.9.08

Pedra nos rins - Chá de quebra pedra funciona?


Mudanças na dieta e muita água são a única receita contra cólica renal. As pedras nos rins são consideradas crônicas e exigem acompanhamento médico regular.


As cólicas fazem você perder o juízo. A dor aguda começa nas costas, mas toma as pernas, embrulha o estômago, causa tontura e enjôos. Há até quem desmaie quando entra em crise por causa de pedras nos rins. Como a sensação de dor é subjetiva, fica difícil medi-la. Mas a comparação entre a cólica renal e as dores de parto é recorrente entre as mulheres que já passaram por ambas situações , afirma o urologista Mario Henrique Elias de Mattos, da ClÍnica MedCenter de São Bernardo.


Erros na alimentação, pouca ingestão de líquidos e tendência genética são os fatores mais associados ao problema. Na entrevista a seguir, o especialista diz o que há de verdade nas informações do senso comum e dá dicas para quem deseja passar longe do problema que, hoje em dia, atinge 20% da população mundial (os homens entre 20 e 40 anos são as principais vítimas).


Pedras nos rins são hereditárias? Como e por que elas se formam?
Estudos recentes já conseguem identificar alguns genes diretamente relacionados com a doença, tanto que é comum encontrar o problema em várias pessoas da mesma família. As pedras se formam a partir da agregação de pequenos cristais de diferente composição. Esta agregação vai acontecer quando a urina estiver supersaturada. Em nível baixo, algumas substâncias facilitam a formação destes cristais, como é o caso do magnésio e do citrato.


Chá de quebra pedra, folha de abacate e alcachofra ajudam na eliminação?
Os estudos científicos realizados não foram capazes de comprovar a eficiência destes chás. Em geral, os especialistas creditam a melhor relatada pelos pacientes ao aumento no volume de líquido ingerido.


Quem tem os cálculos deve evitar isotônicos e refrigerantes?
Sim, eles devem ser evitados por causa do alto teor de sódio (sal) que contêm. O sódio é um mineral que contribui para a formação de novas pedras.


Comidas gordurosas agravam as cólicas?
Não. Os alimentos com alto teor de gordura podem desencadear ou agravar cólicas biliares, aquelas decorrentes da presença de pedras na vesícula biliar, uma doença totalmente diferente. Os sintomas na cólica biliar podem simular sintomas de cólica renal, daí a frequente confusão entre os dois tipos de problema.


As pedras são um problema crônico?
Sim, pois a chance do indivíduo voltar a ter problemas com pedras após uma primeira manifestação é de aproximadamente 50% ao longo de 10 anos, daí a necessidade de acompanhamento médico regular.


O acúmulo de cálcio é o único causador do problema?
Não, nem só o aumento da concentração de cálcio na urina responde pela formação dos cálculos. A presença excessiva na urina de outras substâncias, como ácido úrico e oxalato, também podem responder pela causa do problema. Eventualmente, mesmo quando estas substâncias encontram-se na concentração normal, os cálculos podem se formar (e ainda não se compreende por completo este fenômeno).


Quem tem cálculo é mais suscetível à osteoporose?
Os pacientes que sofrem de cálculos urinários em decorrência de excreção exagerada de cálcio, proveniente do reservatório ósseo têm mais tendência à osteoporose. Isso acontece com quem sofre de hiperparatireoidismo (doença das glândulas paratireoidianas caracterizada pela retirada excessiva de cálcio dos ossos) ou naqueles indivíduos que têm dificuldade em reter o cálcio na circulação sanguínea por problemas renais específicos.


A infecção urinária ocorre com mais freqüência entre as pessoas que têm cálculo? Por quê?
Sim, porque nossos anticorpos têm dificuldade de penetrarem no cálculo, local onde geralmente se alojam as bactérias. As infecções também são comuns devido ao eventual represamento de urina provocado pelos cálculos em determinados segmentos do trato urinário.


Existe algum medicamento capaz de dissolver as pedras? Quando a litotripsia é indicada?
Ainda não existem medicamentos capazes de dissolver as pedras. Mas em uma situação especial isto é possível: nos cálculos de ácido úrico. Neles, a alcalinização da urina (elevação do pH urinário) e o aumento da eliminação de ácido úrico (induzido pelo uso da droga alopurinol) são capazes de desintegrar cálculos, mesmo aqueles de grandes dimensões. A litotripsia (implosão dos cálculos) está indicada em pedras sintomáticas de até 2 cm de diâmetro (pedras maiores são tratadas com diferentes formas de cirurgia).


É verdade que a cólica causada pelos cálculos é mais intensa que a provocada pelo parto?
A avaliação da dor tem caráter subjetivo, porém mulheres que experimentaram ambas as situações freqüentemente fazem este tipo de observação.

Fonte: www.minhavida.com.br

11 comentários:

  1. se eu tiver pedra na visicula maior de 2cm e também nos rins posso implodir as dos rins sem
    problemas. a pedra da visicula não sofrera podendo levar fragmentos ao pancreas
    meu nome e paula gostei muito do site e se possivel poderia me responder no e-mail paulapirridecoradora@ig.com.br, agradeço obrigada

    ResponderExcluir
  2. ja foi diagnosticado ,através de um tc(com contraste ,reconstrução de vias urinarias e bexiga e rins )que existe um cálculo no rim esquerdo,minha pergunta é:além das crises intensa de dor,surgiu erupções em sua pele (mais especificamente nas regão plantar dos pés bolhas disceminadas e dolorosas ao toque(são várias)está relacionada aos cálculos,seus rins ,estão apresentando problemas de funcionamento?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Não somos médicos, somos blogueiros e amigos que através deste Blog compartilhamos dicas, curiosidades e receitas.
    O melhor no seu caso é procurar um especialista no assunto.

    ResponderExcluir
  4. apareceram bolhas nos meus pes e maos anos atras, cerca de 8 anos atras no verao , eu tinha 22 anos, agora estou com trinta e tenho calculo renal...faz sentindo , essas bolhas sao resultado de acido urico. x

    ResponderExcluir
  5. tenho 55 anos.
    venho tendo cólica renal a 40 anos!! ja tive muitas experiencias com essa dor, já expeli mais de 70 cálculos em todo esse período. cólicas renais foram dezenas
    a 3 anos atras fiz uma desobistrução do canal da uretra atravez de cateter, com Dr. Itibere, que atua no guarujá como urologista, e consegui expelir aproximadamente 20 cálculos de vários tamanho 0.3,0.4,1.7 e por ai vai,imagine esses calculos saindo todos de uma vez só!! o quanto eu vi estrelas!!! tenho guardo todos esses cálculos, hoje acredito que tenho uns 8 ou 10 cálculos, que já se deslocarão para o canal da uretra, minha forma de urinar é em conta gotas, apos urinar, sinto uma grande queimação no canal da uretra, isso incomoda muito não tem uma unica vez que não queime, já venho sentindo isso a uns 2 anos e meio, como sempre conseguia expelir!! fico na esperança que toda vez que vou urinar é agora que vai sair. ja estou jogando a toalha!!!! e vou procurar o dr. Itibere e passar pelo processo de cateter de novo. que não e nada agradavel!!!por isso estou sempre a procura de um remédio!! um cha!! que faça um milagre!!

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte pra vc Ricardo Sanches Faria, acompanhamento de um médico especialista no assunto é fundamental pra que vc tenha uma melhora no seu quadro e mais qualidade de vida.
    NEM PENSE EM JOGAR A TOALHA, um bom tratamento é fundamental mesmo que ele seja longo! Deus te proteja e lhe dê força sempre!
    Um abraço, Marleide

    ResponderExcluir
  7. estou proximo do natal e ja a 3 dias sofrendo com essa maldita dor q só vai parar se eu tiver a sorte da pedra ser espelida, caso contrario vou ter que passar os dias a base de buscopan e numa janela menor que a recomendada de 6 em 6 horas, estou tomando até 2 depois de ja ter tomado um comprimido pois a dor esta vindo antes da proxima 6ª hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, procure um médico especialista no assunto pra que vc possa passar esta época de Festas junto a sua família com um pouco mais de conforto.
      Nunca deixe de se tratar, tão logo possa faça um tratamento sério com um profissional para resolver este problema.Boa sorte!

      Excluir
  8. Boa tarde meu nome é Manoel
    Venho tendo cólica a um cinco anos fiz cinco cirurgia a lêiser com o Dr.Paulo na Lito tau em Taubaté-SP a pedra não saiu, e foi marcado para uma cirurgia com cateter.
    Me indicarão que chá de quebra pedra e folha de abacate ajudava a expeli a pedra, me habituei a toma-lo,no dia de hoje 12/02/13 expeli a pedra com 1 cm e 3 mm graças a Deus,antes eu sentia muita dor no canal da uretra e vim fazendo xixi de gota ficava muito preocupado ao ir ao banheiro.

    ResponderExcluir
  9. boa noite meu nome é mariza e gostaria de saber se é verdade que o chá de quebra pedra e folha de abacate serve para retirar pedra da vesicula pois minha mãe esta com esse problema e nao podee operar por causa da idade e os médicos só fazem o exame cpre

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma Pedra de 0.7 gostaria de saber se chá de quebra pedra realmente resolve? E se tem algum tipo de medicamento ,suco ou algo do tipo que possa ajudar a expelir ??? Espero q possam me ajudar

    ResponderExcluir