18.9.08

Como escolher o melhor filtro solar

Certos cuidados são imprescindíveis para uma vida saudável e a paz definitiva com o espelho. Enquanto a alimentação regrada nos permite nutrir o corpo de dentro para fora, as atividades físicas impedem que a lei da gravidade comece a agir, e, com certeza, este dois fatores estão interligados pela pele. Sim, o maior orgão do corpo humano! Basta alguns deslizes e você notará rapidamente a resposta para esta agressão. São manchas, rugas, sardas, oleosidade e uma infinidade de outros males que podem tirar o maciez e o brilho natural da pele. Tudo bem, a maquiagem pode disfarçar alguns problemas! Mas não se esqueça que a tendência é piorar. Assim, para que contornar o problema se você pode eliminá-lo? E, nem pense que consultar uma dermatologista pode se tratar apenas de um luxo. Este é um cuidado indispensável.

A radiação solar, especialmente dos raios ultravioletas A e B (UVA e UVB) é a principal responsável pelos danos agudos e crônicos à pele. Portanto, com a chegada do verão, os cuidados de proteção devem ser redobrados. Filtros solares são os principais aliados nesta luta contra o sol. Mas qual o filtro solar escolher? Com tantas opções à disposição, e inúmeros produtos nas prateleiras de supermercados, perfumarias e lojas, ficamos na dúvida da melhor escolha.

Seguem algumas dicas para você escolher o filtro solar mais adequado ao seu tipo de pele:

1) O Fator de Proteção Solar (FPS) determina a proteção contra os raios UVB que são os responsáveis pela vermelhidão e queimadura da pele. Quanto mais alto, maior a proteção. Mas atenção para não ter a sensação de falsa proteção ! Por exemplo, um filtro solar com FPS 60 não protege duas vezes mais que um filtro com FPS 30, como se poderia esperar. Na realidade, a foto-proteção
adicional conferida é de apenas 1.3% ! Por isso, o FPS 30 é o valor máximo que consta nas embalagens dos produtos americanos. Infelizmente, em nosso país tropical, ainda está valendo a guerra de números nas rotulagens, persistindo a crença de proteção dupla ou tripla, quando comparada a FPS menores.

2) Para ser um filtro solar completo, não basta apenas a proteção UVB determinada pelo FPS. A proteção UVA é importantíssima, pois esta radiação é a principal responsável pelas manchas escuras da pele, envelhecimento e câncer cutâneo. Sua proteção é determinada pelo PPD ou UVA. Em média, PPD acima de 4 é adequado para uma boa proteção.

3) A presença de alguns aditivos como vitaminas e antioxidantes também é valiosa. Estes ingredientes especiais podem conferir proteção solar adicional, além de proteger as células contra os danos provocados pelo sol. Ressalto as vitaminas A, C, E , o pantenol e o chá verde.
Bom sol!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário