6.7.10

Como tratar problemas digestivos com hortelã


A hortelã é um dos remédios caseiros mais confiáveis para problemas digestivos. Afinal, nossas avós frequentemente lançavam mão das hortelãs para combater indigestão, flatulência e cólica. Em outras palavras, elas vêm usando hortelã para tratar problemas digestivos há muito tempo.

O valor medicinal da hortelã

Os dois tipos de hortelã que você provavelmente vai encontrar é a hortelã comum e a hortelã-pimenta. Embora elas já tenham sido consideradas a mesma planta, a hortelã-pimenta é, na verdade, um híbrido natural da hortelã comum. Ela também é a mais potente das ervas.A hortelã-pimenta deve parte do seu poder curativo a um óleo aromático chamado mentol. O elemento básico ativo da hortelã comum é uma substância similar, mas mais fraca, chamada carvone.O óleo da hortelã-pimenta contém até 78% de mentol. O mentol estimula a bile (um líquido secretado pelo fígado) a fluir dentro do duodeno, onde ela promove a digestão. O mentol também é um potente antiespasmódico; em outras palavras, ele acalma a ação dos músculos, particularmente aqueles do sistema digestivo.

O valor medicinal do mentol foi provado em vários estudos com animais e humanos. Estudos russos e alemães mostram que a hortelã-pimenta não apenas ajuda a estimular a secreção da bile como também pode prevenir úlceras estomacais. O potente óleo também é capaz de matar uma grande variedade de microorganismos que estão associados com problemas digestivos.
Outros estudos também sugerem que o mentol pode ser útil no tratamento da síndrome do intestino irritável, um distúrbio digestivo comum, mas difícil de tratar, em que o intestino se contrai, causando um tipo de dor de barriga com cólicas em adultos.

Hortelã e colonoscopia

A hortelã-pimenta também é usada para parar dolorosas cólicas em pacientes que passam por uma colonoscopia (exame do intestino grosso). O óleo é aspergido diretamente no cólon por meio do tubo do colonoscópio. Essas estratégia tem sido bem-sucedida e é mais segura e mais barata que as drogas geralmente ministradas para controlar as cólicas que os pacientes têm durante o exame.

Fonte:Publications Ltd.. "HowStuffWorks - Como tratar problemas digestivos com hortelã". Publicado em 28 de outubro de 2009 http://saude.hsw.uol.com.br/hortela-para-tratar-problemas-digestivos.htm (06 de julho de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário