6.7.10

Como tratar problemas digestivos com gengibre


O gengibre é outro bem documentado remédio caseiro para distúrbios estomacais e é uma boa escolha para tratar problemas digestivos.

Como funciona o gengibre


O gengibre reduz inflamações de modo similar ao de remédios antiinflamatórios não esteróides, como aspirina; ele retarda os percursos bioquímicos associados. O gengibre também é um estimulante leve que promove a circulação.
A raiz do gengibre contém substâncias chamadas gingerol e shogaol. Quando o gengibre é usado para tratar problemas digestivos, esses elementos relaxam o trato intestinal, prevenindo os enjoos e aliviando as náuseas, os vômitos, as cólicas estomacais e a diarréia que, com frequência, acompanham a gastroenterite.

O gengibre e o enjoo

Esta erva foi estudada como um remédio para enjoo. O jornal médico britânico Lancet, por exemplo, relatou em 1982 que o gengibre é um remédio contra enjoo muito eficaz. Vários estudos mostram que duas ou três cápsulas de gengibre tomadas a intervalos de uma a duas horas durante uma viagem são eficazes na prevenção de enjoos.
A náusea que é causada pelo enjoo é uma reação complexa envolvendo várias áreas do cérebro, bem como do trato digestivo. Embora não esteja claro exatamente como o gengobre funciona, ele parece agir diretamente no estômago e no cérebro. Por essa razão, o gengibre pode ser usado para aliviar dezenas de mal-estares, incluindo qualquer forma de náusea, gás, azia, flatulência, diarréia e vertigem.

Gengibre e enjoo matinal

O artigo do jornal Lancet também recomenda cápsulas de gengibre, chá de gengibre ou ginger ale para os enjoos matinais associados à gravidez. E alguns médicos tradicionais estão prescrevendo gengibre para pacientes que ficam nauseados depois de tratamentos quimioterápicos ou de cirurgias.
Uma pesquisa de estudos sobre os benefícios do gengibre no alívio das náuseas da gravidez e das náuseas provocas por cirurgias descobriu que pacientes ficaram aliviados com quase nenhum efeito colateral.
O gengibre demonstrou uma taxa de sucesso de 75% na cura de enjoo matinal e da gastrointerite. Pesquisa com animais sugerem que extrato de gengibre fresco pode inibir as secreções gástricas e talvez tenham um papel importante na prevençãp de úlceras gástricas.
Uma onda de indigestão ou de gastrointerite certamente não é agradável, mas com esses remédios caseiros em seu arsenal, essa experiência desagradável pode ser facilmente tratada e encurtada.

Fonte:Publications Ltd.. "HowStuffWorks - Como tratar problemas digestivos com gengibre". Publicado em 04 de maio de 2009 (atualizado em 31 de dezembro de 1970) http://saude.hsw.uol.com.br/tratar-problemas-digestivos-com-gengibre.htm (06 de julho de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário