28.9.09

Amaranto, grão que reduz o colesterol !


O amaranto, também conhecido como feijão dos Andes, é altamente nutritivo e um excelente redutor dos níveis de colesterol total do sangue. Essa redução acontece devido a sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. Rico também em proteínas e fibras, o amaranto tem rutina, um poderoso antioxidante.

O amaranto é ainda fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo), outro fato incomum nos vegetais. Ele também não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, o que o torna uma opção para os celíacos – pessoas com intolerância ao glúten.

O mais interessante é que o amaranto pode ser utilizado como alimento desde a fase inicial da planta. As folhas e os botões das flores podem ser consumidos como brócolis.

Já o grão pode ser apreciado de várias formas: cozido em água e depois temperado como salada, cozido da mesma forma que se faz o arroz, em sopas, em molhos. Já a farinha pode ser empregada na elaboração de mingaus, pães, pudins, panquecas, biscoitos e bebidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário